Produtos de higiene crescem mais do que alimentação e bebidas
Os produtos de higiene do lar foram as estrelas do mercado de bens de consumo no período que se inicia na semana de Páscoa. A análise é da consultora Nielsen
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Rita Gonçalves
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As vendas de Bens de Grande Consumo no retalho nacional cresceram 0,3%, entre 21 de março de 2016 e 17 de abril de 2016, face ao período homologo, segundo os mais recentes dados do Scantrends da consultora Nielsen.
As marcas de fabricante continuam a aumentar vendas (+1,5% em relação ao período homólogo), enquanto as marcas da distribuição mantêm-se em terreno negativo (-2%).
Por categorias, a Alimentação apresentou um crescimento de 0,3%. Nesta categoria, as marcas de fabricante mantiveram a tendência de crescimento (+1,7 %) enquanto as marcas próprias (inclui produtos de primeiro preço) continuam a perder vendas (-1,9%).
Bebidas é a única área na qual as vendas retrocederam (-3,2%). Tanto as marcas de fabricantes como as marcas da distribuição desaceleraram vendas neste período (-2,6% e -6,3%, respetivamente). “Esta tendência deve-se às bebidas não alcoólicas já que as bebidas alcoólicas continuam a crescer”, explica a consultora.
A Higiene do Lar é a categoria mais dinâmica neste período: regista o maior crescimento desde o início do ano (+5,5%) e “consegue esse resultado em cima de um aumento de 5,3% das vendas registado no período homólogo”. Esse dinamismo deve-se às marcas de fabricante (+8,9%) já que as marcas brancas têm um desempenho negativo (-0,6%).
A Higiene pessoal, por sua vez, apresentou uma taxa de crescimento de 2% em relação ao período homólogo. As marcas de fabricante registam um crescimento de 2,6% enquanto as marcas do distribuidor sobem 0,5%.