3ª edição do Prémio Intermarché procura os melhores produtores nacionais
Nesta edição, as candidaturas podem ser apresentadas em seis categorias. Aos vencedores, o Intermarché assegura o escoamento dos seus produtos durante um ano

Rita Gonçalves
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
Começaram ontem e decorrem até ao próximo dia 30 de junho as candidaturas à 3ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional (PIPN). Nesta edição, as candidaturas podem ser apresentadas em seis categorias: Carne e Preparados de Carne, Pesca e Preparados de Pesca, Frutas e Preparados de Fruta, Legumes e Preparados de Legumes, Produtos Biológicos e Produtos Processados (Vinho, Azeite, Queijo e Charcutaria). Aos vencedores, o Intermarché assegura o escoamento dos seus produtos durante um ano.
As candidaturas serão avaliadas por um júri que atribuirá um prémio por categoria e duas menções honrosas, estando o anúncio dos vencedores marcado para 28 de setembro. Constituem o júri, além do Intermarché, representantes dos parceiros envolvidos nesta iniciativa: APED, CAP, FMV – Faculdade de Medicina Veterinária, ISA – Instituto Superior de Agronomia e Quercus. Todo o processo de análise de candidaturas e de decisão de vencedores é auditado pela EY.
Podem candidatar-se todos os produtores nacionais, em nome individual ou coletivo, cujos projetos sejam implementados em Portugal.
O Prémio Intermarché e o Programa Origens
O Prémio Intermarché Produção Nacional está integrado no Programa de Incentivo à Produção Nacional, publicamente conhecido por Programa Origens. Este mais não é que o novo nome para o Programa AGRO, surgido em 1999, sendo, por isso, “o mais antigo programa de aposta na sustentabilidade e desenvolvimento económico do país promovido por uma cadeia de distribuição alimentar”, garante a empresa.
Atualmente, o Programa Origens envolve 170 produtores de todo o país, englobando uma área superior a 11.000 hectares. No total já envolveu mais de um milhão de euros de incentivos à produção nacional e cerca de 500 postos de trabalho permanentes, revela a retalhista em comunicado.