Como integrar as PME em redes de compras internacionais?
Os desafios da internacionalização e o acesso a mercados externos vão ser discutidos no Seminário “Integração das PME em redes de compras internacionais”, no dia 5 de maio, no auditório do Porto de Leixões

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Os desafios da internacionalização e o acesso a mercados externos vão ser discutidos no Seminário “Integração das PME em redes de compras internacionais”, no dia 5 de maio, no auditório do Porto de Leixões. Com organização da Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal e da SGS, esta iniciativa tem como objetivo apresentar aos gestores das PME – Pequenas e Médias Empresas – formas de acesso a informação relevante para alcançarem as redes de compras internacionais.
Entre as maiores preocupações dos exportadores encontram-se questões relacionadas com o cumprimento de requisitos legais, financiamento, idoneidade de fornecedores, prospeção de mercado, recursos necessários, formas de pagamento, logística e, cada vez mais, com o produto. Este seminário, que conta com o apoio da AICEP, irá abordá-las e ajudar a ultrapassá-las.
O programa do evento apresenta temas como “Estratégias de internacionalização”, “A evolução setorial da exportação e apoios públicos” e “A procura de certezas no comércio internacional”. Haverá ainda oportunidade de conhecer o Estudo de Caso do retalhista Carrefour e de realizar uma mesa redonda dedicada à promoção internacional, com a participação da APICCAPS, Portugal Foods e Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
PROGRAMA DO SEMINÁRIO “INTEGRAÇÃO DAS PME EM REDES DE COMPRAS INTERNACIONAIS”
14H30 Abertura
Gregor Zemp – Secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal
João Marques – Presidente do Conselho de Administração da SGS Portugal
15H00 Estratégias de internacionalização
Eurico Brilhante Dias – Professor Universitário ISCTE – IUL
15H20 A evolução setorial da exportação e apoios públicos
Pedro Rodrigues – Diretor da AICEP
15H40 A procura de certezas no comércio internacional
Catarina Paralta – Gestora de Soluções para a Internacionalização da SGS
16H30 Estudo de Caso Carrefour
Ahmed Lumat – Regional Sourcing Manager, Europe & Africa
Mesa redonda – Promoção Internacional
João Maia – Diretor Executivo da APICCAPS
Isabel Braga da Cruz – Diretora Executiva da Portugal Foods
Paulo Vaz – Diretor Geral da ATP – Ass. Têxtil e Vestuário de Portugal
18H00 Encerramento