Consumo de água na Sonae reduz 14% em três anos
As medidas de ecoeficiência implementadas e as ações de sensibilização desenvolvidas pelo grupo português permitiram reduzir em 14% o consumo de água nos últimos três anos

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A Sonae reduziu o consumo total de água em 8 mil metros cúbicos em 2015. As medidas de ecoeficiência implementadas e as ações de sensibilização desenvolvidas pelo grupo português permitiram reduzir em 14% o consumo de água nos últimos três anos.
A poupança sustentada de água alcançada “traduz a utilização e implementação de equipamentos mais eficientes”, sublinha Catarina Oliveira Fernandes, diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae.
No negócio de retalho alimentar, o conjunto das lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, reduziram o consumo em 2,2% em 2015, “apesar do crescimento orgânico registado no parque de lojas”. Considerando o universo comparável de lojas, registou-se uma redução de 6,2% no consumo de água potável face a 2014.
Durante o último ano, a divisão de retalho alimentar da Sonae apostou no controlo da eficiência de equipamentos “com fluxómetros em todas as torneiras e urinóis, controlo da pressão da rede, uso de autoclismos eficientes, utilização de máquinas de lavar roupa para lavagem de esfregonas e outros materiais de limpeza e controlo atempado de fugas. Em paralelo, continuou a sensibilizar os seus colaboradores sobre a importância da moderação do consumo de água”.
No negócio dos centros comerciais, a eficiência no consumo de água melhorou 3% em 2015, para 3,4 litros por visita. Com este resultado, a Sonae Sierra está “bem posicionada” para cumprir o seu objetivo de longo prazo de atingir um nível de consumo máximo de água de três litros por visita até 2020.