Alimentação e Bebidas

Dar “prémios” aos consumidores para impactar a faturação

“Hoje em dia, os indivíduos querem fazer parte das marcas, querem que a marca se envolva mais, que saiba mais sobre eles e ofereça algum valor acrescido”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Miguel Oliveira, ‘executive partner’ para Espanha da portuguesa Pacsis. No último ano, a empresa especialista em gestão de campanhas promocionais e digitais viu o volume de negócio crescer 200% no país vizinho, onde está presente desde 2013

Ana Catarina Monteiro
Alimentação e Bebidas

Dar “prémios” aos consumidores para impactar a faturação

“Hoje em dia, os indivíduos querem fazer parte das marcas, querem que a marca se envolva mais, que saiba mais sobre eles e ofereça algum valor acrescido”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Miguel Oliveira, ‘executive partner’ para Espanha da portuguesa Pacsis. No último ano, a empresa especialista em gestão de campanhas promocionais e digitais viu o volume de negócio crescer 200% no país vizinho, onde está presente desde 2013

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Ana Catarina Monteiro
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JU7A1885Especialista na gestão de campanhas promocionais e digitais, a Pacsis viu o seu volume de negócios crescer 200% em Espanha, no último ano, tendo duplicado o número de clientes. Depois de expandir para o país vizinho, a empresa aposta na consolidação no mercado ibérico.

A Pacsis – Linking Consumers & Brands detém uma quota de mercado de 95% na gestão de vales de desconto em Portugal. É a principal aliada de centenas de retalhistas na hora de gerirem as promoções que dão aos consumidores.

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Além de contabilizar fisicamente e gerir a distribuição dos vales, a empresa portuguesa com mais de 20 anos de atividade está também presente no marketing promocional digital há “cerca de quatro anos”. Desenvolve campanhas para “cerca de 500 marcas de 100 clientes” no mercado ibérico.

Depois de abrir, no primeiro trimestre de 2013, um escritório na capital do país vizinho, Madrid, a Pacsis “triplicou o volume de negócios em 2015, ao duplicar o número de marcas” que contratam os seus serviços em Espanha, onde disponibiliza apenas as soluções para o mercado digital. Ainda assim, prevê “igualar a faturação obtida naquele país com a de Portugal em 2017”.

Miguel Oliveira, um dos seis sócios da empresa, mudou-se para o país vizinho em janeiro de 2015 devido ao “crescimento da atividade”, assumindo a função de ‘executive partner’ para Espanha. Em entrevista ao HIPERSUPER conta como a Pacsis se está a consolidar no mercado espanhol, desenvolvendo campanhas para marcas como a Marlboro, Lego, L’Óreal. Em 2016 prevê “voltar a duplicar o número de clientes e crescer 50% em volume de negócios”.

A primeira aventura além-fronteiras

O alargamento a Espanha representa a primeira aventura além-fronteiras da empresa nacional. A expansão “começou em 2013 com António Malheiro Reymao, um dos dois fundadores e um dos seis sócios” atuais da empresa. “Era o responsável de expansão e viajou para o país vizinho para fazer toda a prospeção de mercado, aperceber-se da cultura e fazer os primeiros contactos. Depois em 2014, começamos a ter alguma relevância no mercado – com cerca de dez clientes – e tivemos necessidade de aumentar a equipa comercial. Começamos a fazer contratações”, explica Miguel Oliveira, responsável por conquistar novos clientes e identificar novas oportunidades em Espanha.

JU7A1840Antes de ascender a ‘executive partner’, o responsável detinha a função de ‘comercial partner’ dos dois países ibéricos. “Durante 2014 passava dois dias em Portugal e dois dias em Espanha, onde a minha função foi criar uma área comercial de raiz. Neste momento somos quatro indivíduos a trabalhar o mercado espanhol, onde temos apenas uma área comercial. Toda a fábrica, a parte criativa e técnica, está em Portugal”.

Em território nacional, a empresa detém cerca de 100 clientes, sendo parceira de marcas dos setores de “grande consumo, retalho especializado, eletrónica de consumo e farmácia”. Ao longo de mais de 20 anos, tem vindo a produzir as estratégias de marketing promocional de marcas como “Unilever, Colgate, Macdonald’s, Nestlé e Nespresso”.

Algumas das alianças que já detinha com clientes multinacionais foram alargadas ao mercado espanhol. “Tentamos aproveitar as relações e a credibilidade que tínhamos no nosso País e garantir que existia acordo em levarmos os trabalhos de Portugal para Espanha”.

Neste momento, conta com “cerca de 20 clientes” e já tem clientes conquistados em Espanha, “no ano passado”, que demonstraram interesse em vir para Portugal” com os seus serviços. “Por exemplo, a Lego e a Affinity Pet Care”, revela o responsável.

Além destas marcas, “estamos a desenvolver uma série de trabalhos e campanhas para clientes como a Philips Morris – trabalhamos várias marcas dentro desta empresa, como a Marlboro, a Chesterfield ou a Solaris – que ainda não chegou cá”.

Processos 100% digitalizados em Espanha

Uma das decisões que os sócios tiveram que tomar no processo de internacionalização foi: o que transportar para Espanha? Que serviços? Decidiram transportar “exclusivamente as soluções da área digital”, uma vez que “mais de 90%” das participações dos consumidores das campanhas que fazem já são feitas digitalmente. “Foi algo que apostamos nos últimos três anos, na digitalização dos processos. Estamos há quatro anos a desenvolver a nossa plataforma de gestão de campanhas”. “Conseguimos completar o digital com o mundo o físico, ter uma visão mais holística e oferecer muito mais valor às marcas”, sublinha Miguel Oliveira.

JU7A1900A empresa também trabalha com vales de desconto em Espanha, ainda que apenas digitalmente, a partir de uma empresa que representa no país vizinho desde julho de 2015, a cupons.com – especialista em vales digitais e cartões de fidelização.

Apesar de considerar que “o mundo digital tem vindo a ganhar muito mais espaço”, o responsável afirma que “para a maioria das marcas as vendas continuam a ser feitas no mundo físico” e vê as soluções da Pacsis como “instrumentos que garantem um impacto rápido e eficaz sobre a faturação das marcas”.

Desde o recrutamento de clientes, à medição da performance das campanhas, fidelização dos clientes ou incremento de penetração de um determinado produto, a empresa responde a diferentes problemas que as marcas possam ter, através de estratégias de marketing promocional. “Podem envolver concursos com prémios para os consumidores, descontos fornecidos através de jogos interativos, com vista a promover “touchpoints” entre as marcas e o público, ou até a entrega de um presente pela quantidade de compras realizadas. “Hoje em dia, os indivíduos querem fazer parte das marcas, querem que a marca se envolva mais, que saiba mais sobre eles e ofereça algum valor acrescido”.

A plataforma de gestão utiliza a criatividade para desenvolver campanhas digitais com as ferramentas disponíveis e “sempre como princípio a promoção” – a atração do clientes pela oferta de um desconto, de um produto “grátis” ou um outro prémio. “Utilizamos tudo o que temos à disposição em termos tecnológicos e aplicamos mecânicas criativas ao serviço das marcas em campanhas de ativação promocionais e digitais, centradas no consumidor (costumer centric). O que fizemos com a Lego em Espanha transmite muito o nosso ADN – campanhas com mecânicas inovadores e que efetivamente funcionam”.

Campanhas realizadas em Espanha

JU7A1962A empresa nacional foi responsável pela ativação de “três campanhas de marketing para a multinacional de brinquedos Lego, que decorreram em 2014 e repetiram em 2015”. Consiste num jogo digital, no qual o cliente se regista e seleciona uma carruagem de um comboio em andamento. As carruagens têm várias cores que simbolizam um desconto diferente. O jogo funciona através de um algoritmo que estabelece o valor da promoção, pode variar entre 30% a 100% de desconto na compra de um produto da marca. “Está também disponível no canal mobile”. “Este é um exemplo prático de como tornar uma campanha rentável, em termos de ‘cash back’, e ao mesmo tempo fornecer uma experiência para o consumidor. No fundo, é um investimento digital que impacta na comunicação da marca e nas vendas em loja. É muito importante esta ponte que leva à compra física”.

Dentro da já vasta experiência no desenvolvimento de campanhas para marcas da produtora multinacional de tabaco Philip Morris, desde 2014 um dos clientes em Espanha é a Solaris, marca do primeiro cigarro eletrónico daquela tabaqueira. “Para lançar este produto em Espanha contratou a Pacsis para a estratégia de lançamento em termos promocionais”, revela Miguel oliveira. “O que fizemos foi começarmos com uma fase do recrutamento de clientes. Depois quando já tínhamos um conjunto de pessoas que compraram a marca, começamos a oferecer prémios e a mediar o público. Por fim, concentramo-nos na fidelização. Nesta fase, damos a experimentar as várias recargas dos cigarros eletrónicos aos clientes, a atribuir prémios pelo tipo de recargas que compram. Isto foi feito ao longo do ano com muita intensidade e gerou uma resposta rápida em termos de lucro, devido à nossa plataforma modular que nos permite saber quando tempo vai demorar a ter o retorno do investimento”.

Além desta, a Pacsis fez a “primeira campanha digital para a marca Marlboro em Espanha, que decorreu entre 2014 e 2015”. Desenvolveu uma plataforma, desenhada em conjunto com a agência da Philip Morris. O executive partner garante que a empresa vai continuar com projetos para a tabaqueira, para a qual também já desenvolveu campanhas para a Chesterfild.

Mais valia: Plataforma “modular”

Os clientes da empresa lusa têm ao dipor uma plataforma que permite gerir ao mesmo tempo um conjunto de campanhas diferentes. “Pode gerir dez campanhas para dez marcas diferentes ou gerir vinte campanhas para cinco das suas marcas, por exemplo. Consegue criar campanhas diferentes – uma focada no ‘cash back, outra com um concurso, e outra mais forte que engoba várias funcionalidades. Tudo isto é possível através desta plataforma. Permite gerir muito facilmente várias campanhas em simultâneo. A marca/utilizador pode planear uma campanha para fevereiro e outra que vai sair em julho. Pode gerir a plataforma ainda por país – decide em que países a campanha vai sair, por quanto tempo e a periodicidade das promoções.

JU7A1937“A plataforma pode ser parametrizada para cada cliente, país ou marca, dependo do serviço que fornecemos. Ao longo dos últimos quatro anos fomos adicionando cada vez mais competências digitais que nos permitiram edificar uma plataforma multifuncional, multidimensional, modular. Trabalhamos desde a gestão de marca, campanhas de marketing, recrutamento de clientes, ativação de campanhas, medição dos resultados, programas de continuidade de vendas e tudo ligado na área digital. E também fazemos a parte comercial, de gestão de entregas e toda a logística”.

“A nossa mais valia é que garantimos soluções chave na mão. Temos experiência e a mais valia de a equipa ser multidisciplinar, capaz de dar resposta a uma variedade de problemas”, destaca o ‘executive partner’.

Para já, a Pacsis não pensa em expandir a mais países. Quer consolidar-se na Península Ibérica e prevê igualar a faturação dos dois países em 2017.

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

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Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada

As distinções estão relacionadas com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora (HappyIndexAtWork) e pelo compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas (WeImpactIndex). 

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A Mondelēz Portugal acaba de receber duas certificações da empresa parceira ChooseMyComapny: a HappyIndexAtWork – relacionada com a capacidade de criar uma cultura de trabalho positiva e enriquecedora – e a WeImpactIndex – no âmbito do compromisso com a promoção de ações sociais e ambientais significativas.

A empresa obteve uma classificação “de 90% na recomendação como excelente local para trabalhar”, uma distinção impulsionada “pelos valores de bem-estar, crescimento e responsabilidade social”, destaca num comunicado.

“Na Mondelēz, acreditamos que o sucesso começa com o bem-estar e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Estas certificações refletem o nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho positivo e inspirador, onde cada pessoa pode crescer e sentir-se valorizada. Em 2025, pretendemos estar ainda mais focados na experiência dos colaboradores, garantindo que a Mondelēz continua a ser um local onde o talento e o propósito andam de mãos dadas”, assegura Agustin Corrales Salas, People Lead Iberia.

As certificações atribuídas à Mondelēz refletem também a visão da empresa no sentido de assegurar um futuro estimulante para os seus colaboradores. “Este reconhecimento é um ponto fulcral na nossa jornada para moldar o futuro da Mondelēz, alinhada com a nossa visão de criar uma cultura de crescimento. Acreditamos que um ambiente de trabalho positivo, onde as pessoas se sentem valorizadas e motivadas, é essencial para o sucesso da nossa empresa. Continuaremos a investir nos nossos colaboradores, promovendo um local de trabalho que impulsiona o talento, a inovação e o bem-estar”, destaca Sandra Leal Vera-Cruz, Diretora Geral da Mondelēz Portugal.

Um exemplo é o programa de voluntariado MDLZ Changemakers, uma iniciativa que a Mondelēz assume com responsabilidade há mais de 10 anos. Em 2024, a Mondelez contou com 82 colaboradores que dedicaram 225 horas a ações de voluntariado corporativo.

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Alimentar

Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’

O mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portugal’.

Museu do Pão e ACIP (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares), organizam o concurso que decorre a 10 de maio, no Museu do Pão, em Seia. “O Pão é um elemento fundamental da dieta alimentar em todo o mundo desde há 12.000 anos e é um tema transversal a qualquer cultura gastronómica. De norte a sul, Portugal não é exceção e tem uma rica diversidade de pães nacionais e regionais com uma já longa história”, apresentam os organizadores.

Assim, o mais universal dos alimentos foi o mote para que a ACIP e o Museu do Pão se juntassem para convidar a indústria da panificação nacional a disputar o galardão de ‘O melhor Pão de Portuga’. O evento será apresentado oficialmente a 25 de abril no restaurante Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, pela mão do Chef Hélio Loureiro.

Aos jurados do concurso, todos profissionais da área da panificação e restauração, cabe a missão de eleger o melhor dos melhores nas categorias de trigo, broa, centeio, cereais e inovação. Os jurados vão avaliar critérios tão diversos quanto o sabor, uniformidade, cor e brilho, textura, aroma, mastigação e o aspeto geral do Pão.

A 10 de maio, no Museu do Pão em Seia, na Serra da Estrela, cada Pão a concurso será avaliado numa prova cega por um painel de jurados que, numa primeira fase escolhe cinco pães que passam à fase final, na qual os cinco selecionados serão avaliados por um outro painel de jurados para finalmente chegar ao grande vencedor, um por categoria, que será anunciado nesse mesmo dia, ao fim da tarde.
As inscrições no concurso decorrem até 2 de maio e devem ser formalizadas através deste link.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica

A iServices acaba de inaugurar a sua nova sede regional no Porto, um espaço corporativo com 156 m² que reforça a presença da marca no norte do país e que será o novo centro de formação contínua para os seus colaboradores.

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Neste espaço ganha vida a Academia iServices, uma estrutura dedicada à especialização técnica em reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos.

Com um design contemporâneo, funcional e acolhedor, a nova sede traduz a identidade da marca num ambiente pensado ao detalhe para promover a ergonomia, o bem-estar e a eficiência no local de trabalho. O layout integra zonas distintas como salas de reuniões, áreas de trabalho amplas, lounge e copa – criando um espaço versátil, adaptado às necessidades atuais e futuras da equipa.

Bruno Borges, Diretor-Geral da iServices, afirma que “com mais de 15 anos de experiência no setor da reparação de tecnologia, a iServices acumulou um know-how técnico único no mercado. A criação da nossa Academia é o reflexo deste percurso: um espaço dedicado à partilha de conhecimento, à formação especializada e à elevação dos nossos padrões de qualidade. Queremos que cada colaborador que passe por aqui se torne não só mais qualificado, mas também mais confiante e preparado para enfrentar os desafios tecnológicos do presente e do futuro.”

Também em expansão internacional, a iServices inaugurou recentemente uma nova sede regional em Bruxelas, criada à imagem da sede de Lisboa. Neste novo espaço, em regime de open space, é promovida a colaboração, a proximidade entre equipas e uma comunicação mais fluida — pilares da cultura organizacional da marca. Com copa, sala de reuniões e zona de convívio, esta sede alia modernidade e funcionalidade, com uma decoração leve e contemporânea.

Com estas duas novas sedes regionais — no Porto e em Bruxelas — a iServices continua a consolidar o seu posicionamento como líder na reparação e recondicionamento de equipamentos eletrónicos. Referir que o headquarters em Lisboa será mantido.

Fundada em 2011, a iServices é líder de mercado na reparação de smartphones, tablets, computadores e na venda de recondicionados com 3 anos de garantia. A marca distingue-se pelo foco no cliente, pela inovação dos seus serviços e por uma visão clara de economia circular, prolongando a vida útil dos equipamentos e contribuindo para um consumo tecnológico mais responsável e sustentável. Atualmente, conta com mais de 100 lojas em Portugal, Espanha, França e Bélgica.

 

 

Sobre a iServices:

A iServices nasceu em 2011, conta atualmente com mais de 450 colaboradores e está presente com mais de 100 lojas em Portugal Continental, Açores, Madeira, Espanha, Ilhas Canárias, França e Bélgica.

A iServices contabiliza mais de trinta mil reparações por mês em equipamentos multimarca (Apple, Samsung, Huawei, Xiaomi, entre outras) sendo ainda o representante oficial, em Portugal, da marca de drones líder do mercado global, a DJI. Antes de qualquer reparação, a iServices realiza sempre um diagnóstico gratuito e sem compromisso. Este serviço de reparação é complementado por uma vasta oferta de acessórios e gadgets de marca própria – a iS. A iServices trabalha com técnicos especializados presentes em todas as lojas e efetua as suas reparações em cerca de 20 minutos. Recebeu em 2019 a distinção como ‘empresa gazela’, em 2025 é considerada “Marca Recomendada”, “Prémio 5 Estrelas” e “Escolha do Consumidor” pelo terceiro ano consecutivo. A marca renova ainda, em 2025, o selo Escolha Sustentável e o prémio “A Melhor Loja”.

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Retalho

Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões”, destacam os intervenientes no negócio.

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O Fundo Shoppings Iberia, gerido pela Point Capital Partners, adquiriu os centros comerciais La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda, anteriormente detidos por um fundo gerido pela ECS. A operação foi aprovada pela Autoridade da Concorrência, que considerou que a transação não é suscetível de criar entraves à concorrência efetiva no mercado.

“Os ativos em causa são centros comerciais com uma presença relevante nas respetivas regiões, tendo sido adquiridos pela ECS em 2014 no âmbito de um processo de restruturação financeira das sociedades que anteriormente os detinham”, informa o Fundo Shoppings Iberia.

O La Vie Caldas da Rainha está situado no centro da cidade e é composto por um edifício contíguo de quatro pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, dedicados a um parque de estacionamento. O centro comercial dispõe de 61 lojas, incluindo um cinema de 5 salas, e 3 quiosques, com uma área bruta locável total de 14.670 m².
O La Vie Guarda, igualmente localizado no centro da cidade, é constituído por um edifício contíguo que se estende por cinco pisos acima do solo, destinados ao retalho, e três pisos subterrâneos, destinados a um parque de estacionamento. Este centro comercial conta com 76 lojas, incluindo um cinema de 4 salas, totalizando uma área bruta locável de 13.886 m².

Neste negócio, a ECS foi assessorada pela CBRE (mediação), PLMJ (legal), Newcycle (técnica) e EY (fiscal) e o comprador contou com o apoio da VdA (legal), Engexpor (técnica) e EY (financeira e fiscal).

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Retalho

Science4you tem nova identidade visual

No ano em que celebra 17 anos, a marca portuguesa de brinquedos educativos apresenta uma imagem “mais simples, moderna e divertida”.

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A grande estrela deste rebranding é o logótipo, que surge com um design mais simples, moderno e com um sorriso. “A icónica molécula da Science4you ganhou expressão e reflete ainda melhor a missão da marca de tornar a aprendizagem divertida”, apresenta a empresa portuguesa, que está a celebrar 17 anos.

“A Science4you nasceu de um projeto universitário, com um investimento inicial de apenas 1.250 euros. Na altura, o logótipo foi desenhado por mim, sem grandes recursos, mas com muita paixão pelo que estávamos a construir. Hoje, sentimos que era o momento certo para dar um novo rosto à marca, mantendo a mesma essência que nos trouxe até aqui”, recorda Miguel Pina Martins, antigo CEO e atual chairman da Science4you.

Hoje, a marca já não se foca exclusivamente na ciência – embora esta continue a ser a sua base – e produz brinquedos de várias áreas do conhecimento e diferentes tipos de entretenimento, acompanhando as novas tendências e interesses dos consumidores. Com a introdução de novas categorias de produtos e a recente aposta no segmento kidult , a empresa sentiu que era o momento certo para atualizar a sua imagem e alinhá-la com o seu novo posicionamento.

“Este rebranding é mais do que uma mudança estética, é um reflexo da nossa evolução e da nossa visão para o futuro. Queremos continuar a inovar, diversificar a nossa oferta e chegar a ainda mais pessoas, mantendo sempre o nosso compromisso com a educação e a diversão”, refere, por sua vez, Filipe Ramos.

A nova identidade visual da Science4you já pode ser vista em todas as plataformas da marca, incluindo o site e redes sociais. A marca já lançou o primeiro brinquedo com esta nova imagem, a Fábrica de velas – versão encantada.

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ESG

Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade

A Via Verde está a alargar a oferta de serviços de mobilidade às scooters elétricas através de uma parceria com a Cooltra, uma empresa de aluguer de curta duração, que opera em Lisboa desde 2017.

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No total, a Cooltra tem uma frota de 400 scooters, todas elétricas, a circular na cidade de Lisboa e que “podem ser alugadas por todos os clientes da Via Verde, bastando para isso aderir ao plano Via Verde Cidade”, refere a empresa.
Para utilizar o novo serviço, os clientes da Via Verde passam a ter na nova App, a localização das scooters disponíveis no mapa ‘Perto de mim’ ou no serviço ‘Scooters elétricas’.

“Este é mais um passo importante na evolução da Via Verde para uma plataforma de serviços de mobilidade com foco na sustentabilidade. A jornada diária dos nossos clientes é cada vez mais multimodal e combina meios partilhados e é, neste sentido, que estamos a desenvolver a nossa oferta, para que os nossos clientes não percam tempo e possam usar o meio de transporte mais rápido e eficaz”, destaca Eduardo Ramos, CEO da Via Verde.

Para Luis Figueiredo, diretor da Cooltra em Portugal, “a integração das nossas scooters elétricas na Via Verde representa um passo importante para facilitar o acesso à mobilidade sustentável em Lisboa”. “Esta associação reforça o compromisso de ambas as empresas em destacar a necessidade de uma mudança para um modelo mais sustentável, oferecendo uma solução de transporte multimodal mais eficiente e amiga do ambiente”, acrescenta.

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Hipersuper

Retalho

Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos

O Grupo Valouro integra 35 empresas, emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores e e exporta para mais de 45 países.

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O Grupo Valouro,  um dos maiores grupos avícolas da Europa, comemora em 2025 os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de 2000 colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais, no CNEMA, em Santarém, num evento de celebração, sob o mote ‘Somos Todos Grupo Valouro’.

José António e António José dos Santos, acionistas e os rostos do Grupo, evocaram os princípios da empresa fundada em 1875. “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir o Grupo Valouro; e renovamos o nosso compromisso com a visão e valores dos nossos fundadores”, sublinharam. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração”, acrescentaram.

O Grupo Valouro integra 35 empresas – numa operação verticalmente integrada, que abrange agricultura, rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate, transformação, distribuição, logística, produção de energia, seguros e turismo. Emprega diretamente e indiretamente cerca de 3.000 colaboradores, fornece mais de 4.000 clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países.

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Produção

AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal organiza, a 30 de abril, no âmbito da 41ª Ovibeja, um seminário sobre o JER – Jovem Empresário Rural.

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O evento, que começa às 9 horas, conta, na sessão de abertura com as participações de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pescas, Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja, Henrique Silvestre Ferreira, Presidente da AJAP e Rui Garrido, Presidente da ACOS.

Segue-se um enquadramento à figura do JER, com Vânia Rosa, Diretora Executiva da EY&AMA, que apresentará o estudo elaborado pela EY&AMA – Augusto Mateus e Associados sobre o Jovem Empresário Rural.

De seguida acontecerá uma mesa-redonda intitulada ‘Renovação do Mundo Rural em Portugal – Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural’, que conta com as seguintes intervenções: Isilda Gomes, Eurodeputada pelo PS, Gonçalo Valente, deputado à Assembleia da República pelo PSD, Nelson Domingos Brito, deputado à Assembleia da República pelo PS, António Mestre Bota, presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Nuno Palma Ferro, vereador da Câmara Municipal de Beja, Miguel Freitas, professor da Universidade do Algarve, moderado por Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP.

A terminar o seminário, Maria Castello Branco fará um comentário sobre a ‘Visão do Desenvolvimento Rural’.

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Bebidas

Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras

Com a nova plataforma digital já operacional, a Sumol+Compal passa a contar com uma ferramenta que permite reforçar a transparência, agilidade e eficiência nas negociações com fornecedores, melhorando simultaneamente os fluxos internos e a capacidade de resposta às exigências do mercado.

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A Sumol+Compal concluiu com sucesso a implementação da solução SAP Ariba Sourcing, um passo estratégico na modernização dos seus processos de compras e na consolidação de uma cadeia de abastecimento mais eficiente e colaborativa. O projeto foi conduzido pela Stratesys, multinacional especializada em tecnologias SAP e OpenText.

Esta iniciativa insere-se na estratégia da Sumol+Compal de apostar na inovação como motor de crescimento sustentável e competitivo, refletindo o seu compromisso com a transformação digital dos processos operacionais.

A implementação contou com o envolvimento direto das equipas da Stratesys, da SAP e da própria Sumol+Compal, que trabalharam em estreita colaboração para assegurar uma transição eficaz. “Este projeto é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser um motor de transformação real e impacto concreto no negócio. A confiança da Sumol+Compal na Stratesys para liderar este processo é um motivo de grande orgulho para nós, e o sucesso alcançado reflete o compromisso e a colaboração de todas as equipas envolvidas”, afirma Tiago Lopes Duarte, diretor e partner da Stratesys em Portugal.

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Retalho

Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções

A Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva composta por quatro livros que abordam as emoções raiva, ansiedade, alegria e tristeza.

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A pensar nos momentos de pausa partilhados com os mais novos, a Auchan acaba de lançar uma coleção exclusiva, que promete transformar os finais de tarde, a hora de ir dormir, os fins de semana ou qualquer tempo livre numa verdadeira viagem ao mundo das emoções.
Composta por quatro livros que abordam as emoções que todas as crianças  (e até os adultos) conhecem bem: raiva, ansiedade, alegria e tristeza.
A coleção ‘Eu sinto, tu sentes, todos sentimos…’, disponível nas lojas Auchan e na loja online, é apresentada como mais do uma coleção de contos: cada volume inclui uma secção com conselhos práticos validados de uma psicóloga clínica, que acaba por ser um apoio extra para os pais que querem acompanhar e ajudar os filhos a gerir as emoções.
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