5 dicas para “sobreviver” no comércio online
Numa altura em que 8 em cada 10 portugueses estão online, as empresas são forçadas a “mudar o chip” e a apostar em novas plataformas de consumo para potenciarem os seus negócios
Rita Gonçalves
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Numa altura em que 8 em cada 10 portugueses estão online, as empresas são forçadas a “mudar o chip” e a apostar em novas plataformas de consumo para potenciarem os seus negócios.
Para 74% dos consumidores, a Internet é já a primeira escolha para recolher informação e comparar produtos. Não proporcionar uma boa experiência de compra pode resultar na perda do cliente e em desvantagem perante a concorrência. Por esse motivo, o KuantoKusta, comparador de preços líder em Portugal, sugere 5 dicas para “sobreviver”, com sucesso, ao e-commerce, com base no Google Consumer Barometer 2015 Country Report – Portugal .
- Apostar numa versão mobile friendly. Esta é uma das principais tendências para 2016 e que tem crescido também no KuantoKusta (+ 109% em 2015). Em Portugal, 41% dos consumidores ainda encontra problemas nas páginas mobile dos comerciantes e 21% acaba mesmo por a abandonar a página e procurar uma alternativa
- Apostar num carrinho de compras com poucos passos. Um site simples, intuitivo e funcional e o primeiro passo para cativar a atenção do consumidor, que se sentirá mais confortável ao efetuar as suas compras.
- Criar fichas de produto com informação clara. Por outras palavras, informação transparente e de fácil compreensão de forma a conquistar a confiança do cliente.
- Evitar excesso de técnicas intrusivas. Pop-ups, banners publicitários, captação de emails, entre outros, são técnicas de marketing que podem incomodar e irritar o cliente, levando-o ao abandono da loja.
- Ser claro no preço final a pagar. Apresentar com clareza os métodos de pagamento e eventuais custos extra (IVA + portes de envio) é fundamental para promover a segurança da compra e a fidelização do cliente.
O KuantoKusta conta atualmente com uma rede de 450 lojas online parceiras para as quais gerou um total de 215 milhões de euros em faturação no ano passado.