Os oitos passos da Gestão de Categorias
“Ao compreender os principais processos e o valor acrescentado da gestão de categorias”, retalhistas e fornecedores “serão capazes de usar uma linguagem comum” para três objetivos principais. “Satisfazer as necessidades dos consumidores, aumentar a sua satisfação e fazer crescer a categoria, e não marcas individuais”

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
A consultora Nielsen vai lançar a terceira edição do curso de Gestão de Categorias, ministrada em inglês, por Paris Galanis, regional Bussiness Consultant para a Europa. O responsável internacional da Nielsen cuja função é viajar pela Europa para “ensinar” retalhistas e fabricantes de produtos de grande consumo já formou cerca de cinco mil profissionais no Velho Continente.
Ao longo de dois dias, entre 9 e 10 de maio, no Júpiter Hotel, em Lisboa, produtores e retalhistas vão trabalhar em conjunto “através de uma linguagem comum e objetivos partilhados”.
“A dinâmica de mercado, a concorrência intensa e o comportamento exigente do ‘shopper’ acentuam a necessidade de cooperação entre retalhistas e fornecedores”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Aristides Mendes, MS Manager da Nielsen.
“Ao compreender os principais processos e o valor acrescentado da gestão de categorias”, estes profissionais “serão capazes de usar uma linguagem comum” para alcançar três objetivos principais. A saber: “satisfazer as necessidades dos consumidores, aumentar a sua satisfação e fazer crescer a categoria, e não marcas individuais”.
Leia também “Lineares devem refletir o que vai na cabeça do consumidor”
O curso, dirigido aos profissionais das áreas de vendas, marketing, compras, planogramação, gestão de espaço e de sortido, entre outros, está estruturado através do processo de oito passos da gestão de categorias. Saiba quais.
1: Definição da Categoria
- Que produtos devem fazer parte da categoria?
2: Papel da Categoria
- Qual deve ser o papel da categoria tendo em conta a sua importância para o retalhista? É uma categoria que atrai consumidores à loja (destino)? Os seus produtos fazem parte da lista de compras do consumidor (rotina)? É uma categoria normalmente vendida noutro tipo de lojas (conveniência)? É uma categoria sazonal?
3: Avaliação da Categoria
- Avaliar o desempenho da categoria e identificar oportunidades.
4: Cartão de Metas da Categoria
- Definir os indicadores de desempenho tendo por base a avaliação da categoria e o papel definido para a mesma.
5: Estratégias da Categoria
- Definir as estratégias a adotar (gerar tráfego na loja, aumentar o valor do talão de compra, aumentar a rentabilidade, entre outros)
6: Táticas da Categoria
- Definir ações específicas para atingir as metas de acordo com as estratégias delineadas. Sortido, Espaço, Preço e Promoções.
7: Implementação do Plano
- Definir o cronograma de implementação e responsáveis por cada uma das ações.
8: Revisão da Categoria
- Definir o plano de monitoramento e responsáveis pelo processo.