“Amazon tem maior potencial de crescimento que Walmart”
“O modelo de negócio da Amazon tem maior potencial de crescimento, dado que necessita de menos colaboradores, apresenta preços mais competitivos e maior aposta em inovação, além de conseguir obter uma maior base de dados”, defende Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI

Ana Catarina Monteiro
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Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI (Associação da Economia Digital), foi um dos convidados da conferência “Do convencional ao digital”, organizada pela Centromarca. O responsável apresentou o “case study”: Amazon versus Walmart.
As vendas online atingiram em 2014 os “três mil milhões de euros em Portugal”. No Reino Unido, já valem “5,7% do PIB (Produto Interno Bruto)”, mas é a China que domina o “Top 15” das maiores empresas de ecommerce.
“Pela primeira vez, a Amazon vale mais em bolsa do que a Walmart, neste momento”. Ao analisar as receitas das duas concorrentes nos últimos 20 anos, verifica-se que a gigante do comércio eletrónico, criada em 1994, ultrapassou pela primeira vez em 2015 a cadeia de lojas físicas. Em 2014, enquanto a primeira acumula um total de 408 mil milhões de dólares em vendas, na moeda norte-americana, a Walmart conquistou receitas de 485 mil milhões de dólares. Nascida em 1962, a multinacional especializada no retalho físico está presente em 27 países. Por sua vez, a Amazon opera em 85 mercados. Ainda assim, no último ano, a retalhista online cresceu 117%. A concorrente, por sua vez, perdeu 30% da capitalização em bolsa, tendo vindo a anunciar “reajustamentos do parque de lojas”.
A aproximar-se está a chinesa Alibaba, que em 2015 conquistou receitas de 394,58 mil milhões de dólares. Desta forma, o responsável conclui que “o modelo de negócio da Amazon tem um maior potencial de crescimento, dado que necessita de menos colaboradores, apresenta preços mais competitivos e maior aposta em inovação, além de conseguir obter uma maior base de dados”.