Combate ao desperdício alimentar em Portugal vale reconhecimento à Jerónimo Martins
O Grupo Jerónimo Martins foi distinguido internacionalmente pelo seu trabalho no combate ao desperdício alimentar em Portugal

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
O Grupo Jerónimo Martins foi distinguido internacionalmente pelo seu trabalho no combate ao desperdício alimentar em Portugal, com um “Ruban d’Honneur” na categoria de “Award for Environmental and Corporate Sustainability”, dos European Business Awards 2015/2016.
O prémio considera as operações de negócio num contexto social, cultural e económico.
Eleito entre 678 “Campeões Nacionais” por um painel de jurados constituído por líderes políticos, empresariais, académicos, assim como empreendedores, o grupo venceu com o projeto “Combate ao Desperdício Alimentar em Todas as Frentes”.
Neste projeto o grupo integrou vegetais não-normalizados, anteriormente deixados nos campos, no fabrico dos seus produtos processados. “Para este propósito, foi desenvolvido um processo de compra aos fornecedores destes artigos para a sua introdução nas receitas existentes na área de negócio de ‘Meal Solutions’ do Pingo Doce, tendo sido incorporadas mais de 3.400 toneladas nos dois últimos anos”. Foram vendidas 14.300 toneladas destes produtos não só a um preço de desconto nas lojas cash-and-carry do Recheio mas também na oferta de vegetais previamente cortados e embalados para saladas e sopas da marca própria do Pingo Doce.
O grupo doa ainda produtos alimentares a instituições de solidariedade social em Portugal que, encontrando-se perto do fim da validade, cumprem todos os critérios de segurança alimentar. Em 2014 e 2015, este apoio chegou a 600 instituições e representou cerca de 17.500 toneladas de géneros alimentares, equivalentes a um valor superior a 29 milhões de euros, revela a Jerónimo Martins.