‘Bird’ ajuda a estruturar visitas comerciais ao ponto de venda
A solução de gestão comercial “Bird”, desenvolvida pela Seldata, promete mais eficiência nas visitas comerciais ao ponto de venda

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A solução de gestão comercial “Bird”, desenvolvida pela Seldata, ajuda a estruturar o processo de visita aos pontos de venda a retalho, garantindo que todos os comerciais estão a trabalhar de acordo com as mesmas prioridades. Garante que todos os comerciais estão, por exemplo, a recolher o mesmo tipo de informação e de forma estruturada, explica em entrevista ao HIPERSUPER Miguel Almeida, diretor comercial da Seldata.
A solução garante que a “equipa comercial está perfeitamente orientada e sincronizada, com um objetivo comum e com os parâmetros de atuação concretamente definidos”.
A informação e a abordagem que os comerciais fazem a partir do ‘Bird’ deve “ser sempre a mesma” para facilitar a leitura dos dados. “Por exemplo, no caso dos perecíveis, onde a logística é mais difícil, a apresentação muito importante e o preço varia com frequência, esta solução permite a qualquer momento obter dados objetivos para uma tomada de decisão quase instantânea”. O que a concorrência está a fazer neste momento? Qual a exposição dos produtos na loja? O que está a sair mais? A que preço devo vender? Qual a disponibilidade do produto? Como chega o lote que sai da fábrica ao ponto de venda? Estas são algumas das perguntas às quais o “Bird” dá resposta. “Se agregar toda a informação, de todos os espaços comerciais, a empresa fica com uma visão plena da atividade”.
A solução pressupõe três componentes principais: “a móvel (quem visita as lojas tem a solução no tablet), uma componente de portal (onde a informação está disponível) e, por último, um serviço (chave na mão) no qual configuramos os parâmetros da solução para que os seus utilizadores estejam perfeitamente focados nos objetivos do seu trabalho”. Este tipo de solução requer “uma gestão muito profissional e exige atualizações diárias, porque o negócio é rápido”.
A ferramenta traz “muita objetividade” ao trabalho no terreno mas também é um apoio à tomada de decisão. “As lojas são muito dinâmicas. Possibilitamos às organizações o acesso à informação que querem para, no momento certo, tomarem as decisões necessárias”.
Disponibilizada em modo de “software as service”, o investimento depende do número de utilizadores. “O ‘fee’ varia de empresa para empresa, mas é um valor perfeitamente aceitável. A Seldata trabalha com empresas como Milupa, Danone, Centralcer, Panrico, entre outras.
3 perguntas a…
Comendador António Silvestre, CEO da Herdade Vale da Rosa
A Herdade Vale da Rosa, maior produtor de uvas de mesa, adotou o “Bird” há cerca de três anos. Perguntámos ao seu líder quais as vantagens da utilização desta solução de gestão comercial
Lançaram recentemente embalagens que diferenciam as uvas com e sem grainha para ajudar o consumidor a escolher diante do expositor. Em que medida o “Bird” contribuiu para esta aposta?
A solução não nos ajudou a tomar esta decisão, mas ajuda na comercialização e facilita muito o trabalho de quem está no terreno a divulgar as nossas uvas e a colocá-las de forma diferenciada no ponto de venda. Gerimos cerca de 800 lojas. O “Bird” organiza a supervisão na loja para que os colaboradores recolham a mesma informação e de forma organizada, o que depois facilita a leitura dos dados. Com este sistema podemos sonhar mais. É uma arma fantástica para o desenvolvimento profissional da comercialização.
O que mudou em três anos de utilização deste sistema?
Além de trabalharmos de forma muito mais organizada, sincronizada e estruturada, o “Bird” ajudou-nos a aumentar a presença e penetração no mercado nacional e a avaliar com rigor, e de forma constante, a satisfação dos nossos clientes retalhistas.
Como evoluiu a faturação neste período?
Há três anos o volume de negócios da empresa era de 9 milhões de euros. Em 2014 faturamos cerca de 10 milhões e deveremos fechar o ano passado com 11 milhões. É uma evolução média de mais um milhão de euros por ano.