Paperworld, Christmasworld e Creativeworld. 14 empresas portuguesas participam no trio de feiras de negócios em Frankfurt
Frankfurt recebe o trio de feiras de negócios Paperworld, Christmasworld e Creativeworld entre os próximos dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Quase três mil expositores provenientes dos cinco continentes, incluindo 14 empresas portuguesas, dirigem-se à cidade alemã para participarem nos certames, que são “líderes nos respetivos setores”
Ana Catarina Monteiro
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Frankfurt recebe o trio de feiras de negócios Paperworld, Christmasworld e Creativeworld entre os próximos dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Quase três mil expositores provenientes dos cinco continentes, incluindo 14 empresas portuguesas, dirigem-se à cidade alemã para participarem nos certames, que são “líderes nos respetivos setores”.
A 29 de janeiro arranca a Christmasworld, feira dedicada à decoração festiva com especial enfoque na decoração natalícia, e só no dia procedente se iniciam as exposições Paperworld, de artigos de papelaria, para escritório e material de escrita, e Creativeworld, que nasceu da necessidade de dar destaque ao nicho de artigos para trabalhos manuais e hobbies.
No centro de Frankfurt, um complexo que alberga 11 edifícios num total de 592 mil metros quadrados recebe as feiras anuais que se realizam pela mão da empresa organizadora Messe Frankfurt. No último ano, os três certames que acontecem em simultâneo receberam um total de 80 mil visitantes empresariais, que representaram oportunidades de negócios para os 2 855 expositores que participaram nas feiras.
“Graças ao seu elevado grau de internacionalidade, é possível encontrar aqui clientes de todo o mundo”, explica em declarações ao HIPERSUPER, Cristina Motta, diretora da Messe Frankfurt Exhibition GmbH para Portugal e Cabo Verde. “O facto de mais de 75% dos expositores vir de fora da Alemanha, atrai visitantes de todos os continentes. Por exemplo, em 2015 a Paperworld registou 67% de visitantes oriundos da Europa, 20% da Ásia, 7% da América, 5% de África e 1% da Austrália. Mais de metade dos visitantes da qualquer uma das três feiras veio de fora da Alemanha”.
O certame ligado ao “mundo do papel” vai contar este ano com a participação de 12 empresas portuguesas (Altoinfor, Ambar Passion, António Augusto Correia, BI-silque Produtos de Comunicação, Cartonex – Artigos Escolares e de Escritório, Clipouro – Comércio de Artigos de Papelaria, DKT Representações, Firmo – Papéis e Papelarias, Make Notes, Moinho de Chuva, Olmar – Artigos de Papelaria e Soporcel), sendo mais uma vez a feira onde Portugal está melhor representado. Em 2015, a Paperworld acolheu um total de 1 632 expositores de todo o mundo.
As restantes feiras contam apenas com um expositor português cada, sendo que o número de expositores nacionais reduziu a partir dos 16 negócios encontrados nas três feiras no último ano.
A Creativeworld vai contar com a participação da portuguesa Viarco – Indústria de Lápis, que “expõe regularmente” nesta mostra, segundo a diretora. “Esta Feira nasceu da necessidade de dar destaque a um segmento cada vez mais popular, o dos artigos para trabalhos manuais e hobbies. Em constante crescimento, registou em 2015 a participação de 286 expositores com artigos exclusivamente dedicados a este nicho”.
Por sua vez, o produtor nacional de presépios Mario Jorge Oliveira Lopes vai ser o único expositor luso na feira dedicada à decoração festiva. Apesar de se focar sobretudo nas decorações de Natal, a Christmasworld recebe visitantes à procura de decorações para outras ocasiões.
De acordo com os resultados de um inquérito dirigido aos visitantes da feira, Cristina Motta revela que “63% dos visitantes indicou que visitava a feira por causa da decoração para esta quadra. No entanto, 44% referiu que também vinha à procura de outro tipo de decoração, como por exemplo para o Dia dos Namorados, o Halloween, para festas de aniversário, entre entras datas. Muito populares são também os artigos para floristas e centros de jardinagem, assim como o ‘merchandising’ visual e os artigos de iluminação”.
Dadas as características da feira de enfeites, “85% dos visitantes são europeus. O Natal é na Europa a festividade que mais mobiliza os estabelecimentos públicos e comerciais para decorarem os espaços”.
“Quando questionados sobre o objetivo da sua visita, os visitantes responderam prioritariamente que pretendiam encetar novos negócios. Conhecer as novidades foi indicado como segundo factor para visitarem as feiras e cultivar relações existentes terá sido a terceira razão que levou as empresas a visitarem a Paperworld”, explica a diretora.
O grupo Messe Frankfurt detém uma rede global de 29 subsidiárias e 57 parceiros de venda internacionais, sendo responsável pela organização de feiras profissionais em mais de 40 diferentes regiões do globo, que geram cerca de 645 milhões de euros em vendas e 2 297 empregos. Em 2015, organizou um total de 132 certames comerciais, dos quais mais de metade levados a cabo fora da Alemanha.
“Ao estar presentes numa feira da Messe Frankfurt, os empresários portugueses sabem que alcançam um público muito vasto e internacional ao mesmo tempo que têm a possibilidade de avaliar diretamente a concorrência e sentir o pulso ao mercado. Participar numa feira internacional faz parte do plano anual de qualquer empresa exportadora que não tenha recursos para abrir um escritório no estrangeiro. É a forma mais concentrada e eficaz de alcançar novos clientes e de cimentar as relações existentes”, realça.
Quanto às recomendações para as empresas que queiram expor os seus produtos, a responsável aponta que “é fundamental investir numa imagem credível e apelativa, preparar coleções atrativas e formar equipas empenhadas”. Participar numa feira como expositor “obriga as empresas a posicionarem-se no mercado e a desenvolverem estratégias que lhes permitam manter a competitividade. Mais do que uma acção comercial, participar numa feira deve ser encarado como uma ação de marketing”.
Por sua vez, os visitantes encontram “uma gama muito abrangente de artigos e uma oferta verdadeiramente plural. Eventos paralelos, como as mostras especiais e os Trendshows, que permitem ao visitante ficar a par das mais recentes tendências, ao mesmo tempo que lhe fornecem indicações para a composição do seu sortido”.
O HIPERSUPER, com o apoio da Messe Frankfurt, vai viajar até à cidade alemã para fazer a cobertura das feiras, que arrancam no final deste mês.