Ouvir ativamente o cliente é o primeiro passo para fidelizá-lo
A consultora Nielsen prevê que praticando a escuta ativa dos clientes é possível evitar perdas de 1.600 milhões de vendas por ano

Rita Gonçalves
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Cada empresa perde em média 10% dos clientes a cada ano que passa. E ganhar um novo cliente custa cerca de cinco vezes mais do que retê-lo.
Os dados são da consultora Nielsen que desenvolveu, em parceria com a Response Tek, a plataforma “Customer Experience” que analisa o comportamento do consumidor com o objetivo de fidelizá-lo. A consultora prevê que praticando uma escuta ativa dos clientes é possível evitar perdas de 1.600 milhões de vendas por ano.
Segundo o vice presidente da divisão de “Costumer Experience” da Nielsen Europa, Frank Martínez, em declarações à infoRetail, “o que denominamos de economia de experiência não é senão ajudar as empresas a criar uma maior diferenciação, aumentado a atratividade da marca e impulsionado o seu crescimento”. A consultora disponibiliza acesso a um conjunto de informações sobre a experiência do cliente e os pontos de contato que intervêm no processo de compra.