Empty supermarket aisle,motion blur
Marcas próprias melhoram desempenho nas categorias não alimentares
As marcas próprias apresentam uma “grande recuperação” na categoria higiene do lar em novembro, enquanto as marcas de fabricante caem, embora moderadamente

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
As vendas de Bens de Grande Consumo (BGC) em Portugal estagnaram em novembro face ao período anterior (-0,1%), segundo o Scantrends da consultora Nielsen.
Entre 02 de novembro e 29 de novembro do ano passado, as marcas de fabricante cresceram 1,7% em relação ao período homólogo, enquanto as marcas da distribuição mantêm tendência negativa (-3,3%). “Verifica-se uma melhoria de desempenho das marcas próprias nas categorias de higiene, nomeadamente higiene do lar”, explica a consultora.
Na Alimentação as vendas registaram uma variação negativa de -1,1%, em relação ao período homólogo. As marcas de fabricante continuam a crescer (1,2%), mas prosseguem com abrandamento da sua performance em relação ao período anterior. As MDD+PP (marcas da Distribuição+Primeiros Preços) perdem novamente nas vendas (-4,4%).
Bebidas é a categoria mais dinâmica com uma variação de 2,6% na sua performance global. As marcas de fabricante crescem 4,7% em relação ao período homólogo e as MDD+PP voltam a registar perdas (-5,3%).
A categoria Higiene do Lar inverte tendência negativa, apresentando um crescimento de 1,9%, relativamente ao período homólogo. Nesta categoria, as marcas de fabricante têm agora um decréscimo mais moderado (-0,2%), enquanto as MDD+PP apresentam uma “grande recuperação” em relação ao período anterior, invertendo tendência negativa com uma variação de 6,2%.
Por último, a Higiene Pessoal recupera o ritmo de crescimento apresentando uma taxa de crescimento de 1% em relação ao período homólogo. As marcas de fabricante crescem 1% e, por sua vez, as marcas próprias retomam valores positivos (0,9%).