Bens de grande consumo desaceleram crescimento em outubro
“As marcas de fabricante registaram uma variação de 2,3% em relação ao período homólogo, enquanto as marcas da distribuição mantêm a tendência negativa (-3,6%)”, sublinha a consultora Nielsen
Rita Gonçalves
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Os Bens de Grande Consumo (BGC) registaram uma evolução de 0,2% em outubro, desacelerando a sua tendência crescente em relação aos períodos anteriores, segundo os mais recentes dados da consultora Nielsen.
“As marcas de fabricante registaram uma variação de 2,3% em relação ao período homólogo, enquanto as marcas da distribuição mantêm a tendência negativa (-3,6%)”.
Na alimentação as vendas cresceram 0,4% em relação ao período homólogo. As marcas de fabricante continuam a crescer (2,7%) mas abrandam a sua performance em relação ao período anterior. As MDD+PP (Marcas da Distribuição+Primeiros Preços) voltam a perder nas vendas (-3%).
“Bebidas é a categoria mais dinâmica com uma variação de 1,6% na sua performance global. As marcas de fabricantes crescem 4,5% em relação ao período homólogo e as MDD+PP agravam perdas (-10%)”.
A categoria de higiene do lar inverteu o crescimento para tendência negativa apresentando um valor de -2,3%, relativamente ao período homólogo. Nesta categoria, as marcas de fabricantes e as MDD+PP desaceleram significativamente o seu crescimento, variando respetivamente -1,1% e -4,7%.
Também a higiene pessoal desacelerou o ritmo de crescimento apresentando uma taxa negativa (-1%). As marcas de fabricantes, que impulsionavam esta categoria, perdem agora -0,6% e, por sua vez, as marcas próprias mantêm valor negativo (– 2,1%).