Worten entre as três principais insígnias de tecnologia em Espanha
A marca portuguesa detém atualmente 44 espaços no outro país ibérico, para o qual segue um plano de expansão “muito ambicioso” nos próximos anos. Miguel Águas, diretor-geral da Worten em Espanha revelou ao Hipersuper como se desenha a estratégia da insígnia naquele mercado
Ana Catarina Monteiro
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A insígnia da Sonae tenciona abrir “dez lojas por ano” em Espanha, onde está presente desde 2008, depois de adquirir as lojas da Boulanger, retalhista centrada também no negócio de eletrodomésticos e aparelhos multimédia.
A marca portuguesa detém atualmente 44 espaços no outro país ibérico, para o qual segue um plano de expansão “muito ambicioso” nos próximos anos. Miguel Águas, diretor-geral da Worten em Espanha revelou ao Hipersuper como se desenha a estratégia da insígnia naquele mercado.
Qual a média de crescimento anual da Worten no país vizinho, desde a sua entrada?
O primeiro ano de atividade em Espanha foi 2009, que fechou com a abertura de 13 lojas. Atualmente, passados mais de seis anos de atividade – no próximo, comemoramos o 7º aniversário-, contamos com um total de 44 pontos de venda.
A marca está a realizar um importante reforço da sua expansão em Espanha, com a implantação de novos modelos de lojas e uma ambiciosa estratégia omnicanal, além de uma mudança de imagem de marca e um plano de expansão que permitirá continuar a crescer em Espanha. Neste momento, somos mil funcionários e até final de 2015 vão abrir novas lojas.
Entramos no mercado espanhol em plena crise económica e com muito esforço chegamos onde estamos agora. Este ano podemos dizer que é o primeiro em que notamos uma certa melhoria, acompanhada por um aumento da confiança do consumidor espanhol, que está a fazer que cumpramos os nossos objetivos.
Quais os principais desafios que enfrenta? E onde estão as oportunidades no mercado espanhol?
O mercado de retalho em Espanha é muito competitivo, no qual existem dois aspetos fundamentais a ter em conta: oferecer um serviço único e o melhor preço.
Além destas duas prioridades, temos seis compromissos que nos diferenciam, que se centram na garantia de melhor preço, na oferta da melhor tecnologia aos clientes, na garantia de apoio técnico especializado e serviço de pós venda certificado e de proximidade. Não é por acaso que somos a única empresa que tem certificação própria neste âmbito.
Além disso, a nossa nova filosofia está muito centrada em oferecer a tecnologia que as pessoas necessitam, para atender as suas necessidades.
Qual a quota de mercado que detém em Espanha?
Como insígnia de um grupo cotado em bolsa, não oferecemos dados desagregados por marca, mas podemos dizer que nos situamos entre os três operadores mais importantes no mercado espanhol, com um reconhecimento no mercado acima dos 70%.
Qual o volume de negócio conseguido no final do último ano?
Relativamente à Worten Espanha, não transmitimos dados. Podemos comentar os dados do grupo Sonae em Espanha, no primeiro semestre de 2015. As vendas no mercado espanhol alcançaram os 89 milhões de euros, o que supõe um incremento de 20% do resultado operativo. Por outro lado, a Sonae SR conta com 125 lojas em Espanha, que permitiram ao grupo alcançar uma faturação de 339 milhões de euros, num exercício em que as receitas aumentaram 74%.
10 lojas por ano
O diretor de Marketing & E-commerce da Worten Espanha revelou que os planos de expansão para o país passam por “abrir dez lojas por ano”. É um plano a curto ou longo prazo? Até agora, estão a cumprir com as aberturas?
Esse é o nosso objetivo e vamos trabalhar para o conseguir. Até final do ano vamos inaugurar novas lojas, além de importantes renovações de espaços para os adaptar à nova imagem da marca ou para desenvolver conceitos inovadores, como o da loja de Sant Antoni, em Barcelona. Esta loja é atualmente a mais inovadora do mercado espanhol e oferece aos clientes a possibilidade de interagirem com a tecnologia mais avançada.
Os nossos clientes já avaliaram as primeiras lojas renovadas, como é o caso dos pontos de venda de Roquetas e Alcorcón, e têm-nos dado uma boa resposta, considerando notavelmente elevada a perceção da marca pelo público e a mudança de imagem, e destacando um fator-chave: a mobilização para visitar e comprar futuramente.
Em que consiste o projeto de expansão? Como se vai desenrolar?
Este projeto de expansão responde a uma aposta do grupo em Espanha e ao desenvolvimento da marca de tecnologia com o firme objetivo de ser uma clara referência do setor. Temos já algumas localizações confirmadas para 2015 e 2016, como Terragona, Játiva, Jaén ou Ciudad Real, mas também outras em que estamos a trabalhar, pelo que esperamos confirmar o mais cedo possível.
Efetivamente, o nosso objetivo para os próximos cinco anos é abrir dez lojas por ano de maneira sustentável, o que nos obriga também a repensar outros projetos.
Qual o investimento médio anual da Worten em Espanha?
Em 2015, o grupo Sonae realiza no total investimentos acima de 50 milhões de euros, entre aberturas de lojas e implementação de novos conceitos. Dos 25 milhões de euros destinados a Espanha, grande parte direciona-se para projetos da Worten.
Diferenciação, preço e serviço
Qual o número total de lojas a que preveem chegar em Espanha?
O nosso objetivo é crescer de forma sustentável, aumentando a visibilidade e a notoriedade em Espanha, para melhorar a nossa posição. Pretendemos consegui-lo através da diferenciação, oferta de serviço muito mais próximo do público e com preços realmente competitivos.
Qual a dimensão média das lojas?
Uma loja típica da marca no mercado espanhol tem uma superfície comercial que oscila entre os 800 e os 1200 metros quadrados, oferecendo uma média de dez mil referências.
Quanto ao comércio online, quanto pesa nas vendas no país vizinho?
O nosso foco especial na estratégia omnicanal e melhoria do e-commerce é uma constante em Espanha. Internamente, levamos a cabo um processo amplo de melhoria para oferecer as condições mais avançadas aos nossos clientes em termos de entregas e de pontos de recolha. Mas, também, vamos apresentar em breve um novo projeto ‘web’, que facilitará a compra na nossa loja online, entre outros fatores proeminentes.
Acreditamos que devemos acompanhar o cliente em todo o processo de compra, independentemente de onde se realiza. Neste sentido, o nosso ‘website’ não funciona apenas como uma canal de compra direta, mas também como facilitador da compra física. Aliás, 30% dos clientes das nossas lojas afirma ter visitado previamente a plataforma digital. Ao mesmo tempo, as zonas onde estamos presentes fisicamente registam melhores vendas online.
Nos seis primeiros meses do ano, aumentamos as nossas vendas em 200% no online, valor que estimamos que continuem a crescer ao longo do ano. Em todo o caso, 2015 está a ser um ano carregado de mudanças ao nível do digital e, como disse, vamos anunciar novidades muito brevemente.
Como funciona a logística de encomendas e entregas em Espanha? Dispõem de pontos de recolha e entregas ao domicílio em todas as regiões onde operam?
A logística é o reflexo da nossa aposta na omnicanalidade. Um cliente tem total flexibilidade na hora de realizar uma compra e recolher o seu produto. Se o desejar, o consumidor pode comprar online e recolher o produto na loja ou recebe-lo comodamente em casa, em qualquer geografia espanhola. Para garantir este serviço nas melhores condições de mercado, desde o mês passado de maio que contamos com a empresa líder em entregas expresso, a SEUR. Um dos serviços estrela da operadora é o ‘Predict’, que permite aos nossos clientes estarem informados pontualmente do estado da sua compra, oferecendo-lhes a possibilidade de alterar a opção em função das necessidades de cada momento.