Setor da distribuição alimentar em Espanha vai concentrar-se
Os cinco principais operadores no país vizinho – Mercadona, Carrefour, DIA, Auchan e Eroski – detêm metade da quota de mercado, contra países como a França e o Reino Unido, onde essa percentagem alcança 80%
Rita Gonçalves
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O setor da distribuição alimentar em Espanha está condenado a concentrar-se como consequência da sua atual fragmentação, segundo a agência de notícias Reuters.
Os cinco principais operadores no país vizinho – Mercadona, Carrefour, DIA, Auchan e Eroski – detêm metade da quota de mercado, contra países como a França e o Reino Unido, onde essa percentagem alcança 80%.
Se o retalho em Espanha alcançar o nível de concentração destes dois mercados europeus, o setor poderia entregar 21.000 milhões de euros em volume de negócios. Atualmente, sobrevivem dezenas de empresas familiares com menos de 1% de quota mas os avanços tecnológicos e o nascimento de novos operadores, com o a Amazon, representam um risco para o seu desaparecimento.
Os pequenos comerciantes já começaram a fechar portas, mas a maioria são negócios familiares e ainda vai demorar algum tempo até perceberem que têm de fazer algo, disse à Reuters Gerhard van der Vorst, especialista no setor.
De acordo com a agência de notícias, a consolidação até agora não se concretizou porque os grandes operadores têm sido capazes de crescer através da abertura de novas lojas. No entanto, com a diminuição da população, a elevada taxa de desemprego e a elevada sensibilidade do consumidor ao preço, vão aumentar a pressão sobre as margens e, como consequência, a importância da “dimensão do distribuidor será maior”.
A força dos distribuidores regionais, que atualmente representam cerca de 9% do total de mercado, são um dos principais condicionantes a esta concentração.