Falta de pagamento origina perdas de rendimento a 72% das empresas nacionais
Os atrasos dos pagamentos de serviços (B2B) têm efeitos negativos sobre o crescimento financeiro e a criação de emprego
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Os atrasos dos pagamentos de serviços (B2B) têm efeitos negativos sobre o crescimento financeiro e a criação de emprego, de acordo com o estudo “EPR 2015 Industry White Paper”, da Intrum Justitia, consultora europeia de serviços de gestão de crédito e cobranças.
O inquérito da consultora, realizado a cerca de 10 000 empresas de 29 países europeus, levar a crer que as consequências dos atrasos de pagamento são “elevadas”.
Na Europa, as perdas por atraso ou não pagamento, situam-se nos 3,1%, o que se traduz em 289 milhões de euros. Valor que “fica fora da economia e deixa de ser investido no crescimento e na criação de novos postos de trabalho”.
Em Portugal, o estudo analisou dois setores de atividade, a Indústria e o Comércio (Retalho e Grossista). Embora em ambos os setores a percentagem de incobráveis seja inferior à média europeia, ainda atinge os 1,9% e os 2,4%, respetivamente.
As empresas portuguesas afirmam que os atrasos ou falta de pagamento resultam em perdas de rendimento (72%), falta de liquidez (72%) e e redução de postos de trabalho (27%). A percentagem destas consequências para as empresas nacionais é “superior à média europeia”.
RANKING PORTUGAL
Industry White Paper 2015 | INDÚSTRIA | RETALHO & GROSSISTAS | |||
PORTUGAL | MÉDIA EUROPEIA | PORTUGAL | MÉDIA EUROPEIA | ||
Percentagem Incobráveis | 1,9% | 2,5% | 2,4% | 2,6% | |
Duração Pagamento B2C (dias) | 55 [atraso 16 d] | 24 [atraso 3 d] | 41 [atraso 3 d] | 24 [atraso 3 d] | |
Duração Pagamento B2B (dias) | 83 [atraso 27 d] | 45 [atraso 9 d] | 74 [atraso 21 d] | 43 [atraso 9 d] | |
Duração Pagamento S.Publico (dias) | 104 [atraso 37 d] | 37 [atraso 7 d] | 92 [atraso 33 d] | 42 [atraso 11 d] | |
Pagamentos + rápidos=Mais empregos? | 42% | 28% | 46% | 32% | |
Consequências Atrasos Pagamento | |||||
Juros Adicionais | 61% | 39% | 53% | 43% | |
Perda Rendimentos | 72% | 43% | 63% | 46% | |
Liquidez Reduzida | 72% | 47% | 70% | 51% | |
Sobrevivência | 52% | 30% | 36% | 31% | |
Impede o crescimento | 74% | 38% | 58% | 41% | |
Reduzir o nº empregados | 27% | 20% | 32% | 23% | |
Não contratar novos empregados | 59% | 30% | 49% | 33% | |
Razões para os Atrasos Pagamento | |||||
Devedores com dificuldades financeiras | 95% | 74% | 96% | 81% | |
Disputas | 9% | 20% | 13% | 16% | |
Ineficiência administrativa | 38% | 40% | 42% | 40% | |
Atraso intencional | 48% | 58% | 35% | 64% | |
Pedido para alargar os prazos pagamento | 86% | 59% | 75% | 56% | |
Quando questionados acerca das razões para os atrasos de pagamento, 95% dos empresários nacionais afirmam que os devedores enfrentam dificuldades financeiras.
Por setores, a nível europeu, o setor de construção é o que enfrenta mais perdas por não pagamento ou atrasos dos mesmos. Para estas empresas, os incobráveis atingem os 3.9%. Seguem-se o setor público, educação e saúde e o setor financeiro com perdas que rondam os 3,5%.
Para as empresas mais afetadas, as de construção, o prazo médio de pagamento, na relação B2B (Business to Business) é de 28 dias e 40% das faturas são pagas após 31 dias e 11% demoram mais de 90 dias a serem liquidadas. Neste setor, 53% dos inquiridos afirma enfrentar problemas de liquidez como consequência atrasos de pagamento e 50% afirma que perde receitas devido a esta situação.
Também os setores de eletricidade, água e gás enfrentam dificuldades devidos a pagamentos em atraso, que em média acumula mais de dez dias de atraso e 46% dos créditos não são pagos após os termos de pagamento.
O problema de falta de liquidez das empresas está a afetar a criação de novos postos de trabalho. No setor dos transportes e logística, 46% dos entrevistados dizem que o facto de não receberem os seus pagamentos, dentro do prazo, impede o recrutamento de novos trabalhadores e 42% admite contratar novos trabalhadores se a liquidez de pagamento fosse respeitada nos termos de contrato.
Outro setor que sofre as consequências da falta de pagamento dos seus clientes é o do turismo, restauração e lazer, setor muitas vezes apontado como potenciador de mão-de-obra jovem. Um quarto dos inquiridos afirma que a redução de pessoal é cada vez mais frequente e 34% afirma ser impossível prever novas contratações.
RANKING EUROPEU
Setores | Prazo médio de pagamento concedido aos clientes (dias) | Atraso médio (dias) | Dívidas por pagarcom mais de 30 dias(%) |
Construção Civil | 28 | 10 | 40% |
Eletricidade, Gas e Água | 30 | 12 | 46% |
Serviços Financeiros | 29 | 6 | 38% |
Turismo, Restauração e Lazer | 20 | 4 | 27% |
Indústria | 36 | 9 | 43% |
Serviços Profissionais de Negócios | 27 | 7 | 37% |
Público, Educação e Saúde | 23 | 2 | 31% |
Estado | 23 | 4 | 32% |
Grossistas e Retalhistas | 34 | 9 | 40% |
Media e Telecomunicações | 26 | 7 | 36% |
Logística e Transportes | 25 | 8 | 39% |