Compras de rotina. 4 em cada 10 cestas são imprevisíveis
37% do gasto total em alimentação destina-se a compras semanais e 15% às compras para abastecer a dispensa, revela um estudo

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Um total de 31% dos ‘shoppers’ deixou de realizar compras mensais para abastecer a dispensa e opta por ir ao supermercado todas as semanas, segundo um estudo realizado pela associação espanhola que reúne os interesses de fabricantes e distribuidores.
O estudo “Missões de Compra” revela que o gasto dos espanhóis em bens de consumo rápido alcança uma média de €36 por semana.
Segundo o estudo, que analisou os hábitos de compra de 1600 consumidores, 37% do gasto total em alimentação destina-se a compras semanais e 15% às compras para abastecer a dispensa.
Quatro em cada dez cestas de compras são imprevisíveis, revela ainda este estudo, acrescentando que esta imprevisibilidade deriva das necessidades imediatas de cada consumidor. As promoções, as ofertas e os preços mais baixos são as principais razões para a compra por impulso, concretamente na cesta básica das famílias.
Os frescos são os reis dos carrinhos de compras e representam 34% das compras de rotina e quase 21% das compras de urgência. Quais são, então, as compras mais planeadas? As de grande volume são as mais pensadas e escritas em lista. As semanais ou de rotina vêm em segundo lugar, conclui o estudo.