Central de Cerveja reforça aquisição de matéria-prima nacional em 2014
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) divulgou o Relatório de Sustentabilidade 2014. A empresa está a produzir com mais 28% de cevada nacional face a 2013, tendo reduzido também a pegada de carbono e os gastos de energia

Ana Catarina Monteiro
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas divulgou o Relatório de Sustentabilidade 2014. A empresa está a produzir com mais 28% de cevada nacional face a 2013, tendo reduzido também a pegada de carbono e os gastos de energia.
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), que detém marcas como a Sagres, Heineken ou ainda a Luso, pertencente à unidade de negócio SAL (Sociedade da Água de Luso), publicou os resultados conseguidos no último ano, procedentes das medidas de sustentabilidade aplicadas no sentido de reduzir as emissões de CO2, obter matérias-primas de fontes sustentáveis, promover o consumo responsável, crescer com as comunidades, e garantir segurança, saúde e direitos humanos dos colaboradores.
O formato e conteúdo do relatório de sustentabilidade da SCC está alinhado com o Programa “Produzindo um Futuro Melhor – Brewing a Better World”. O documento assenta em quatro áreas de foco – Água, CO2, Obtenção de Matérias-Primas e Consumo Responsável –, mostrando “melhorias significativas” nas quatro áreas de foco.
No que concerne às matérias-primas, a central passou a adquirir mais de 28% de cevada nacional, comparando com 2013. Na perspectiva ambiental, verificou-se uma redução da pegada de carbono de 13,2% face a 2011, uma redução de 8% no consumo específico de energia total e de 6% no consumo de energia elétrica nas unidades de produção da SCC e da SALface a 2013. Em 2014, verificou-se ainda uma redução de 3% no consumo de água na SCC/SAL.
No âmbito da promoção do consumo responsável, a sociedade desenvolveu uma campanha no festival de música Optimus Alive 2014 sob o mote “A música não tem idade. O Consumo tem”, além de ações de segurança rodoviária assentes na premissa “Não deixes o consumo excessivo falar por ti”, que abrangeu mais de 260 colaboradores.
“A sustentabilidade é uma prioridade para a Central de Cervejas e, nesse sentido, pretendemos ao longo deste relatório partilhar com os nossos ‘stakeholders’ os vários resultados alcançados, como também mostrar que é possível “crescer e vencer” de forma sustentada e responsável. Assim, o relatório de sustentabilidade reflete o nosso comprometimento e transparência nesta matéria”, sublinha Nuno Pinto de Magalhães, director de comunicação e relações institucionais da SCC.