Cadeia de supermercados Billa testa ‘ibeacons’ em 11 lojas
O sistema ‘ibeacon’ permite determinar com precisão a localização de um cliente na loja e possibilita efetuar o pagamento sem recorrer a cartões ou dinheiro vivo
Rita Gonçalves
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Os ‘ibeacons’, pequenos dispositivos de hardware colocados estrategicamente nas lojas, que comunicam com dispositivos móveis via ‘bluetooth’ e revelam a localização dos consumidores, estão a ser recebidos com resultados positivos em muitas áreas de negócio e o retalho não é exceção.
O sistema ‘ibeacon’ permite determinar com precisão a localização de um cliente na loja e possibilita efetuar o pagamento sem recorrer a cartões ou dinheiro vivo.
A cadeia de supermercados Billa, do grupo alemão Rewe, está a desenvolver um projeto piloto em diversas lojas localizadas na Áustria com esta tecnologia ainda por democratizar.
São concretamente 11 lojas que estão a apostar em ações promocionais direcionadas utilizado beacons. São enviadas sugestões de promoção de acordo com a localização do cliente no ponto de venda. A tecnologia permite ainda aos usuários atualizar a informação pessoal no cartão de fidelização nas caixas de saída.
Volker Hornsteiner, porta voz da Billa, explicou, citado pela imprensa internacional, que a cadeia vai agora analisar a reação dos consumidores à nova tecnologia e estudar o potencial do desenvolvimento do projeto em novas lojas.