Telemóvel. O novo assistente de compras em loja
A Google estudou aquilo que designou micro-momentos, ou seja os momentos nos quais ao longo do dia tomamos decisões sobre compras a partir da utilização do smartphone. Conheça os resultados e estratégias para ganhar vendas
Rita Gonçalves
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A Google estudou aquilo que designou micro-momentos, ou seja os momentos nos quais ao longo do dia tomamos decisões sobre compras a partir da utilização do smartphone.
“Qual será a melhor opção? Será que consigo comprar? Vale a pena?. Estes micro-momentos são uma oportunidade para as marcas criarem uma ligação com o consumidor, especialmente no telemóvel: 93% das pessoas que usam um telemóvel para pesquisar efetuam uma compra”, explica a equipa do Google AdWords Portugal.
Como podem então as marcas estarem presentes nos momentos que importam? A equipa do maior motor de busca do mundo explica que momentos são esses e dá algumas pistas sobre como as marcas podem tirar partido desses momentos.
Telemóvel, o novo assistente de compras
82% dos utilizadores de smartphone usam o dispositivo para os ajudar a tomar uma decisão no ponto de venda. “Após lerem algo nos smartphones, quase um em cada quatro compradores mudou de ideias em relação à compra que iam efetuar, enquanto estavam na fila para pagar”.
Das opiniões à compra
Quando pesquisamos no momento, regra geral confiamos nas opiniões. Segundo um estudo, citado pela Google, mais de metade dos ‘millennials’ (jovens entre os 25 e os 34) afirmaram que consultam opiniões e revisões de produtos no seu telemóvel enquanto estão na loja.
A equipa da Google sublinha ainda que o Youtube é atualmente uma das mais importantes fontes de opinião. “Há mais de um milhão de canais do YouTube com revisões de produtos onde os criadores, marcas e especialistas partilham as suas opiniões sobre um grande leque de produtos”.
Grandes decisões nos pequenos ecrãs
Os momentos “eu-quero-comprar” não são apenas importantes para compras de baixa consideração. “No mercado automóvel, por exemplo, as pesquisas em telemóvel aumentaram 51% em comparação com o ano anterior. O caminho da decisão de compra é hoje mais dinâmico do que nunca e o acesso constante a informação significa que a relevância e rapidez são agora as grandes apostas das marcas”.
Como ganhar os momentos “eu-quero-comprar”
- Saiba quem são os seus clientes “eu-quero-comprar”
- Esteja presente nesses momentos de necessidade
- Apresente uma mensagem relevante
- Faça com que o consumidor possa completar a compra facilmente
- Meça todos os momentos que importam