Alimentaria Lisboa 2015. “Agro-alimentar está na linha da frente das exportações”
Levar os potenciais compradores internacionais que participam na Alimentaria&Horexpo Lisboa a conhecerem as produções e fábricas ‘in loco’, é o conselho da ministra da Agricultura. “Só assim estamos a trabalhar em conjunto como país”

Rita Gonçalves
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Levar os potenciais compradores internacionais que participam na Alimentaria&Horexpo Lisboa a conhecerem as produções e fábricas ‘in loco’, é o conselho da ministra da Agricultura. “Só assim estamos a trabalhar em conjunto como país”
A renovada Sala Ogival da ViniPortugal, no Terreiro do Paço, em Lisboa, foi o local escolhido pela Fundação AIP para apresentar oficialmente a 13ª edição da Alimentaria&Horexpo Lisboa (Salão Internacional de alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar), e a 2ª edição da Portugal Agro, (Feira Internacional das regiões, da Agricultura e do Agroalimentar). Pela primeira vez, os dois certames vão ter lugar no mesmo espaço temporal, entre 21 e 24 de novembro, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa, embora a Portugal Agro abra as portas a 21 e a Alimentaria apenas no dia seguinte.
A apresentação dos certames é o primeiro ato oficial após a inauguração da sala ogival completamente renovada que trouxe o “vinho para o centro da capital e o coração do turismo”, disse a Ministra da Agricultura e do Mar, por ocasião da apresentação das feiras. “São estas boas iniciativas que promovem a dinâmica do setor agroalimentar como um todo”, considerou Assunção Cristas.
O nosso País tem vindo a exibir uma imagem de qualidade, quer em termos de segurança quer no que diz respeito à excelência dos produtos, sublinha a ministra, acrescentando que as entidades envolvidas na organização destes certames – como a FIPA, a Portugal Foods e a AHRESP – podem contar com o apoio do ministério que dirige para fazer este trabalho em conjunto, ou seja “promover o Portugal excecional”. Em algumas áreas este trabalho “está concretizado, noutras a concretizar-se mas em outras está ainda por concretizar”.
“Trabalhar em conjunto como país”
“Não basta a produção e a indústria a fazerem este trabalho de ligação entre a indústria e a produção primária, é preciso a participação da distribuição”, defende Assunção Cristas.
A promoção a vários níveis é muito importante, que lá fora quer no mercado interno. “Temos um défice agro-alimentar para colmatar e isso faz-se aumentado a exposição e a valorização dos produtos nacionais”.
A Alimentaria&Horexpo, em particular, dá a oportunidade de mostrar os nossos produtos a muita gente que vem de fora mas é preciso levar “estes potenciais compradores a conhecerem as produções e fábricas ‘in loco’ para se assegurarem das condições de segurança e da garantia de qualidade”. Só assim, acredita a ministra, estamos a trabalhar em conjunto como país.
Portugal está a exportar mais e à boleia da fileira agroalimentar. “Os setores agrícola e agroalimentar estão na linha da frente das exportações”, lembra a ministra que acredita que este ano as exportações vão superar a barreira dos 6 mil milhões de euros, alcançados no ano passado. “Há ainda um caminho a fazer nas importações. Temos de procurar um equilíbrio, porque há muito mercado externo mas também interno por conquistar”.
Atualmente estão abertos 208 mercados internacionais para os produtos portugueses. “Há mais desafios nos mercados fora da União Europeia, do ponto de vista da regulamentação. O secretário de Estado vai viajar à Costa Rica e Colômbia para ter mais resultados nos dossiers pendentes”.
“Acredito que em 2020 vamos conquistar 100% de autossuficiência”, remata a ministra.
A abertura de um pavilhão ao grande público é uma das grandes novidades da edição de 2015 da Alimentaria&Horexpo Lisboa, o Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar, que vai ter lugar entre 22 e 24 de novembro, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa.
A grande meta da 13ª edição da feira para profissionais é aproximar os consumidores das marcas, fazendo deste novo espaço, que vai designar-se Alimentaria Experience, a “grande montra da Alimentaria e o palco privilegiado das marcas”, revelaram hoje, num encontro com a imprensa especializada, os responsáveis pela organização do certame, a FIL e a Alimentaria Exhibitions.
Este modelo mais “aberto” e “interativo” vai apostar numa pequena zona de restauração, em workshops que exploram a temática alimentação/saúde, masterclasses e aulas de cozinha, entre outras atividades lúdicas e de entretenimento.
Outra das grandes novidades desta edição é a escolha da data. Porquê em novembro? “Foi curiosamente a primeira data da Alimentaria em Portugal”, depois passou para a primavera. O objetivo é seguir o “calendário internacional de feiras deste setor”, que se realizam entre outubro e novembro, como a Sial ou a Anuga, “de forma a que os profissionais possam antecipar” as linhas que vão guiar o negócio no “verão seguinte”.
“Propomo-nos ainda a ir buscar novos compradores, talvez mais mercados alternativos e de nicho, e olhar para o certame como um evento ibérico”, com o apoio das entidades portuguesas e estrangeiras especialistas em exportação e promoção internacional dos produtos. Esta rubrica de trazer compradores internacionais para Lisboa representa para a organização cerca de 15% dos custos globais da feira.
A 13ª edição vai decorrer sob o mote “Novos Mercados, Novos Compradores, Novas oportunidades”. Em paralelo, vai ter lugar a segunda edição do Portugal Agro – Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agroalimentar, aberta ao público e a profissionais.
“A realização dos dois eventos no mesmo espaço temporal permitirá a presença de toda uma fileira, desde a produção até à prateleira. A intenção é colocar Portugal no mapa internacional das feiras agroalimentares”, explica Fátima Vila Maior, diretora da área de feiras.
Alimentaria&Horexpo Lisboa 2015
SETORES EM EXPOSIÇÃO
- Alimentaria
– Multiproduto
– Deliexpo
– Intercarnes
– Congexpo
– Intervin
- Horexpo
– Equipamentos, Tecnologia e Serviços para Hotelaria e Restauração
– Decorhotel
- Tecnoalimentaria
– Equipamentos e serviços para a indústria alimentar
PERFIL DO VISITANTE
– Distribuição alimentar
– Hotelaria
– Restauração
– Pequeno retalho alimentar
– Lojas gourmet e delicatessen
– Hosted Buyers de mercados internacionais
– Empresários da área alimentar
Portugal Agro
SETORES EM EXPOSIÇÃO
– Agro Culturas (sementes, plantas e viveiros)
– Agro I&DT (espaço de inovação)
– Agro Pecuária (produção animal, alimentação e veterinária)
– Agro Quimíca (adubos e fertilizantes)
– Formação e Informação (seminários, provas, show cooking)
– Gastronomia e Animação (degustação e venda de produtos)
PERFIL DO VISITANTE
– Fabricante
– Produtores e distribuidores
– Entidades de Desenvolvimento Regional
– Organizações de produtores