Estudo. Metade das promoções não são rentáveis
Só metade das campanhas de promoção no setor do grande consumo é que alcançam o retorno do investimento, segundo um estudo da consultora Nielsen
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Rita Gonçalves
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Só metade das campanhas de promoção no setor do grande consumo é que alcançam o retorno do investimento, segundo as conclusões de um estudo da consultora Nielsen, citadas na InfoRetail. Ou seja, metade das promoções não são rentáveis.
Dois em cada três consumidores afirmam conhecer os preços da grande maioria dos produtos e quatro em cada dez procura ativamente e compra artigos em promoção.
Entre as categorias nas quais as promoções alcançam melhores resultados estão os produtos de beleza e de cuidado pessoal. Mais de 60% das promoções que se fazem nesta categoria alcançam os resultados desejados. Entre os produtos destacam-se as fragrâncias (82%), gel de banho (81%), bâton (76%) e cosmética facial (76%), segundo a mesma fonte.
Por outro lado, os produtos alimentares são a categoria onde as promoções menos alcançam os objetivos. Concretamente, dois em cada três promoções não geram retorno do investimento. Pão, iogurtes e leite, são os produtos com mais ineficácia promocional. Nas bebidas alcoólicas, a percentagem de produtos que perde dinheiro alcança os 63%.
Nos produtos para o lar, por sua vez, 57% das promoções são bem sucedidas. Tira nódoas e detergentes são os reis da eficácia na sua categoria.
Gustavo Núñez, diretor geral da Nielsen em Portugal e Espanha, afirma, citado na InfoRetail, que, estes resultados aquém das expetativas devem-se, em muitos casos, à má execução na loja e que é vital assegurar que a promoções estão visíveis, que o consumidor se lembra delas e que não há rutura de stock ou outras perturbações.