Portugueses são os consumidores europeus que mais reduziram compras por impulso
Os portugueses são os consumidores europeus que mais afirmam ter reduzido as compras por impulso e os que mais apontam a crise económica como fator para essa mudança de comportamento
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Rita Gonçalves
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Um total de 71% dos portugueses diz comprar menos agora do que há cinco anos, uma percentagem acima da média europeia (52%).
Os portugueses são também os consumidores europeus que mais afirmam ter reduzido as compras por impulso (74% versus média europeia de 56%) e os que mais apontam a crise económica como fator para essa mudança de comportamento.
Estas são as conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem que analisou a evolução do consumo na Europa nos últimos cinco anos.
Quando comparada com a situação vivida há cinco anos, a maioria dos portugueses diz que hoje compra menos e 15% afirma comprar mais agora. Por outro lado, 38% dos portugueses consideram que a sua forma de comprar mudou ao longo dos últimos cinco anos, bastante menos do que a média europeia, que se situa nos 62%.
Na sua grande maioria, os consumidores reduziram as compras nos últimos cinco anos devido a um declínio do poder de compra. A situação financeira (57%) e a crise económica do país (55%) são os fatores mais referidos pelos portugueses para explicar a redução das compras. O estudo constatou mesmo que os portugueses são os europeus que mais apontam a crise económica como um dos principais inibidores de consumo.
*Notícia escrita segundo o novo acordo ortográfico