Samsung exibe experiência móvel em novas lojas
Oferecer uma única experiência de consumo, em Portugal e nos restantes países europeus, é a nova estratégia de distribuição da tecnológica sul-coreana

Rita Gonçalves
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
Oferecer uma única experiência de consumo, em Portugal e nos restantes países europeus, é a nova estratégia de distribuição da tecnológica sul-coreana.
O número 6 serviu de mote à nova estratégia da Samsung no ponto de venda. No dia em que lançou a nova gama Galaxy 6, a filial portuguesa da multinacional sul-coreana abriu 4 novas lojas no nosso País, aumentando o parque para um total de 6 lojas.
A marca fez um acordo pan-europeu com a retalhista The Phone House no ano passado para criar uma rede de lojas físicas na Europa. A primeira loja europeia a inaugurar foi a do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, precisamente o espaço escolhido para lançar as novas estrelas da Samsung e dar a conhecer a nova estratégia de distribuição.
O objectivo das lojas operadas pela The Phone House é oferecer uma experiência única de consumo nos diversos espaços da marca sul-coreana. Por isso, as duas lojas que a Samsung já operava em Portugal – Lisboa e Matosinhos – sofreram um ‘lifting’ para respeitar o ‘guide line’ dos novos estabelecimentos que abriram portas em Almada, Cascais, Coimbra e Faro.
“Para dar resposta ao posicionamento premium da marca em Portugal, estarmos mais perto dos consumidores e até educar mais os nossos clientes, decidimos expandir a rede de lojas”, sublinha em entrevista ao HIPERSUPER Nuno Parreira, Director of IM da Samsung Portugal, acrescentando que a meta desta nova estratégia de distribuição é “renuir num só espaço toda a experiência tecnológica dos produtos da marca, desde smartphones, passando pelos tablets e werables e terminando nos acessórios. No mundo do retalho tradicional, a oferta teria provavelmente falhas. Aqui, garantimos toda a extensão do portefólio com entregas em 48h”.
Esta experiência de consumo passa sobretudo por um aconselhamento especializado permanente, pela livre experimentação dos equipamentos, uma montra com centenas de acessórios disponíveis e adaptados ao gosto de cada um e a oferta de um conjunto de serviços, como actualização, configuração e reparação dos equipamentos.
A parceria com a The Phone House funciona num regime semelhante ao do franchising. “Os espaços não são nossos. Fazemos o investimento ao nível da estrutura e imagem e damos formação aos colaboradores. A gestão e tudo o resto está nas mãos da retalhista”, sublinha Nuno Parreira. “No futuro, não descartamos a hipótese de alargar a parceria a novas entidades que reúnam os requisitos necessários”. A ideia é que os clientes europeus tenham a mesma experiência de consumo, potenciando a fidelização, embora as lojas tenham pequenas diferenças em termos de design e na estratégia promocional.
Apesar de deter megastores em algumas cidades europeias, as unidades portuguesas têm em média 100 metros quadrados. São mais de 500 referências disponíveis entre equipamentos e acessórios. “A meta agora é consolidar este investimento. Queremos saber se este modelo é consolidável em Portugal”, antes de pensar no próximo plano de expansão, “até porque o mercado de telecomunicações está em constante mutação e às vezes no próprio ano muda a sua estrutura”. O responsável prefere não avançar números de investimento e facturação, mas revela que o volume de vendas por loja está acima da média nacional.
A maioria das lojas em Portugal estão localizadas em centros comerciais. “É o ponto mais importante de compras para o consumidor português e queremos estar perto dele”. A selecção das localizações está ainda relacionada com o retorno do investimento. “As regiões que escolhemos foram as que se revelaram as mais privilegiadas e eficientes no retorno a curto prazo”, disse um estudo de mercado encomendado pela marca. O responsável está agora de olhos postos na Madeira e em Braga, mas tudo depende dos resultados alcançados nas novas lojas.
Nova série Galaxy S6
Os novos Galaxy S6 e S6 Edge são dotados de um novo padrão de design, novas funcionalidades e desempenho à medida do utilizador, doméstico ou profissional. Disponíveis em cinco cores, são feitos de metal e vidro. O S6 está equipado com duas câmaras e um ecrã Quad HD Super AMOLED de 5,1’’.