Solução da Ericsson garante maior eficiência a veículo movido a energia solar
A Ericsson estabeleceu uma parceria com investigadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, para criar um veículo movido a energia solar. A equipa venceu a corrida do World Solar Challenge em 2013

Ana Catarina Monteiro
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Ericsson estabeleceu uma parceria com investigadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, para criar um veículo movido a energia solar. A equipa venceu a corrida do World Solar Challenge em 2013.
A empresa de tecnologias de comunicação e serviços Ericsson, sediada na Suécia, está a colaborar com a Solar Team Eindhoven, equipa que venceu em 2013 a Cruiser Class, corrida de 3 000 km de Darwin até Adelaide, na Austrália, promovida no âmbito do World Solar Challenge, prova internacional para veículos movidos a energia solar. A equipa holandesa de investigadores quer segurar o título na edição deste ano.
Neste sentido, foi assinado o acordo de parceria entre as duas partes para a construção de um veículo familiar de quatro lugares, movido a energia solar e capaz de percorrer 3 000 km com um só carregamento, para o qual a Ericsson vai contribuir com uma aplicação que optimiza a rota do automóvel, poupa energia e melhora as hipóteses de sucesso da operação.
A aplicação facultada pela empresa de tecnologias de telecomunicação à equipa de 21 investigadores baseia-se na solução Connected Traffic Cloud, apresentada no Mobile World Congress 2015. A palataforma permite a partilha bidirecional de dados entre veículos conectados e autoridades rodoviárias, agregando dados sobre o carro, tráfego e condições meteorológicas. Além disso, desenvolve análises aprofundadas para a selecção da melhor rota possível, minimiza a travagem e a aceleração e ajuda também a conservar energia.