Solução da Ericsson garante maior eficiência a veículo movido a energia solar
A Ericsson estabeleceu uma parceria com investigadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, para criar um veículo movido a energia solar. A equipa venceu a corrida do World Solar Challenge em 2013
Ana Catarina Monteiro
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
A Ericsson estabeleceu uma parceria com investigadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, para criar um veículo movido a energia solar. A equipa venceu a corrida do World Solar Challenge em 2013.
A empresa de tecnologias de comunicação e serviços Ericsson, sediada na Suécia, está a colaborar com a Solar Team Eindhoven, equipa que venceu em 2013 a Cruiser Class, corrida de 3 000 km de Darwin até Adelaide, na Austrália, promovida no âmbito do World Solar Challenge, prova internacional para veículos movidos a energia solar. A equipa holandesa de investigadores quer segurar o título na edição deste ano.
Neste sentido, foi assinado o acordo de parceria entre as duas partes para a construção de um veículo familiar de quatro lugares, movido a energia solar e capaz de percorrer 3 000 km com um só carregamento, para o qual a Ericsson vai contribuir com uma aplicação que optimiza a rota do automóvel, poupa energia e melhora as hipóteses de sucesso da operação.
A aplicação facultada pela empresa de tecnologias de telecomunicação à equipa de 21 investigadores baseia-se na solução Connected Traffic Cloud, apresentada no Mobile World Congress 2015. A palataforma permite a partilha bidirecional de dados entre veículos conectados e autoridades rodoviárias, agregando dados sobre o carro, tráfego e condições meteorológicas. Além disso, desenvolve análises aprofundadas para a selecção da melhor rota possível, minimiza a travagem e a aceleração e ajuda também a conservar energia.