Solução da Ericsson garante maior eficiência a veículo movido a energia solar
A Ericsson estabeleceu uma parceria com investigadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, para criar um veículo movido a energia solar. A equipa venceu a corrida do World Solar Challenge em 2013

Ana Catarina Monteiro
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A Ericsson estabeleceu uma parceria com investigadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, para criar um veículo movido a energia solar. A equipa venceu a corrida do World Solar Challenge em 2013.
A empresa de tecnologias de comunicação e serviços Ericsson, sediada na Suécia, está a colaborar com a Solar Team Eindhoven, equipa que venceu em 2013 a Cruiser Class, corrida de 3 000 km de Darwin até Adelaide, na Austrália, promovida no âmbito do World Solar Challenge, prova internacional para veículos movidos a energia solar. A equipa holandesa de investigadores quer segurar o título na edição deste ano.
Neste sentido, foi assinado o acordo de parceria entre as duas partes para a construção de um veículo familiar de quatro lugares, movido a energia solar e capaz de percorrer 3 000 km com um só carregamento, para o qual a Ericsson vai contribuir com uma aplicação que optimiza a rota do automóvel, poupa energia e melhora as hipóteses de sucesso da operação.
A aplicação facultada pela empresa de tecnologias de telecomunicação à equipa de 21 investigadores baseia-se na solução Connected Traffic Cloud, apresentada no Mobile World Congress 2015. A palataforma permite a partilha bidirecional de dados entre veículos conectados e autoridades rodoviárias, agregando dados sobre o carro, tráfego e condições meteorológicas. Além disso, desenvolve análises aprofundadas para a selecção da melhor rota possível, minimiza a travagem e a aceleração e ajuda também a conservar energia.