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Entrevista

Salinas algarvias produzem sal líquido preservando método tradicional

Numa vila do Distrito de Faro, a empresa Terras de Sal conseguiu reduzir o teor de sódio do sal tradicional, transformando-o em sal líquido. Chega assim ao mercado uma solução para os consumidores com problemas de hipertensão, com vantagens também para desportistas

Ana Catarina Monteiro
Entrevista

Salinas algarvias produzem sal líquido preservando método tradicional

Numa vila do Distrito de Faro, a empresa Terras de Sal conseguiu reduzir o teor de sódio do sal tradicional, transformando-o em sal líquido. Chega assim ao mercado uma solução para os consumidores com problemas de hipertensão, com vantagens também para desportistas

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Ana Catarina Monteiro
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Para conhecer as vantagens do mais recente formato de sal disponível no mercado, o HIPERSUPER entrevistou o Presidente da Terras de Sal, Luis Horta Correira, que explora três salinas com, aproximadamente, 10 hectares no total, em Castro Marim, no Algarve.

(imagens no final do texto)

Como, quando e em que circunstâncias nasceu o produto?

O sal líquido, enquanto produto, nasceu em Castro Marim em 2012. Nesse ano apresentámo-lo na feira Biofach, em Nuremberga, como primeiro teste à receptividade ao conceito, sabor e embalagem. Ora acontece que, como salineiros, o nosso dia-a-dia é trabalhar com as águas e a sua composição salina. Sabendo nós que a água-mãe [matéria-prima] tinha a característica de possuir pouco sódio, soubemos que tínhamos aí uma resposta à necessidade dos consumidores. Passámos então à fase de desenvolvimento do produto, desde a embalagem ao marketing, e dos processos de recolha, triagem, filtração e controlo de qualidade da água-mãe. Esta fase levou-nos cerca de um ano. Em final de 2013 foi lançado no mercado português e internacional.

O que varia na composição deste para outros tipos de sal?

Na realidade o sal líquido é uma aplicação de uma água das salinas tradicionais conhecida em Castro Marim por água-mãe. Esta água é a solução salina que permanece nos cristalizadores das salinas tradicionais após a recolha do sal tradicional. Utilizámos o nome comercial sal líquido por entendermos ser de melhor percepção para o consumidor. Em termos químicos é um produto extraordinário, pela sua rica composição em minerais. É recolhida tendo o Cloreto de Sódio já precipitado, pelo que a solução salina apresenta um teor de sódio cerca de cinco vezes mais baixo que o sal comum. Apresenta também um teor de magnésio cerca de 20 vezes mais elevado que o sal comum, como também teores muito importantes de potássio e iodo.

Em matéria de saúde, é menos prejudicial do que o sal tradicional? Porquê?

Na realidade a ideia de desenvolvermos o conceito do sal líquido surgiu-nos do contacto directo com os consumidores. Uma percentagem significativa dizia que não podia comer sal por conselho médico. A prudência médica em relação ao abuso do sal está principalmente dirigida aos pacientes hipertensos, pela elevada presença de sódio no sal comum, que aumenta a tensão arterial. Também os produtos flor de sal e o sal tradicional têm teores de sódio bastante inferiores ao sal comum, embora não no valor extremo do sal líquido.

Quais as principais características do produto?

É um produto 100% natural, sem processamento físico ou químico, que permite a quem está impedido de utilizar sal comum voltar a temperar a sua alimentação com o sabor salino de que normalmente sentem a falta.

Por outro lado, e ainda não falámos nisso, as quantidades extraordinárias de magnésio e potássio presentes no sal líquido transformam-no num substituto natural às bebidas energéticas e aos compostos de minerais utilizados pelos desportistas para reporem a energia, temperando as comidas saudáveis e ricas em hidratos de carbono, como saladas e massas ingeridas pelos desportistas, e aportando-lhes a energia necessária.

Também sabemos das suas propriedades anti-cépticas. A água-mãe, diluída em água doce, é conhecida tradicionalmente em Castro Marim como um potente desinfetante de feridas. Não estamos no entanto a explorar esta vertente, que careceria de autorizações específicas.

Dirigimos assim o sal líquido a três mercados, o da saúde, o dos desportistas e ao gourmet. Neste último caso, já nosso conhecido, as reações são também interessantes. Particularmente, os grandes chefs falam-nos das possibilidades abertas pelo produto para a cozinha molecular, pelo facto de ser um líquido, criando novas possibilidade de inovação. Pensamos que tudo isto o transforma num produto único.

Este é um produto único no mercado nacional?

Actualmente, já existe um produto concorrente no mercado nacional, de origem estrangeira, mas que se comercializa em farmácias e parafarmácias. Surgiu já durante a fase final de desenvolvimento do nosso sal líquido. Em termos mundiais, como é normal, surgem entretanto também outros concorrentes, mas não muitos. Chamamos a atenção que alguns destes são simplesmente água com sal, algo muito diferente da água-mãe e sem quaisquer características distintivas do sal comum.

O que facilita a versão líquida para os consumidores?

Bom, o formato líquido, surgiu naturalmente, por ser o estado natural da água-mãe, o que permitiu criar o vaporizador na embalagem, que facilita ao consumidor a dosagem individual e correcta. Permite uma excelente dispersão do sabor na comida, ou na grelha ou tacho, distinguindo-se dos outros tipos de sal em grão.

O sal líquido destina-se a ser utilizado tanto em alimentos já confeccionados (como saladas, batatas-fritas, entre outros), como para cozinhar. Tendo um sabor forte, será necessário ao consumidor uma certa habituação na forma de usar. Por exemplo, cogumelos no forno com sal líquido têm um sabor diferente e por aí adiante. É um produto para experimentar e inovar!

Que tipo de condições tiveram de reunir para produzir este novo formato?

A produção de sal líquido obrigou-nos a trabalhar com recolha e embalamento de líquidos, algo completamente novo para quem está habituado a trabalhar com sal em grão. A Terras de Sal montou um processo completamente novo, desde a recolha nas salinas até ao embalamento, para conseguir este produto. Também o processo de controlo de qualidade teve que ser adequado. Todos os nossos lotes são analisados por laboratórios acreditados independentes, de forma a nos permitir controlar este novo produto no consumidor e evoluirmos os processos de recolha e triagem.

Qual o investimento feito no desenvolvimento e lançamento do novo produto?

Sendo uma cooperativa, muito do investimento traduziu-se em muitas horas de trabalho dos nossos cooperantes. Não sei quantificar, mas foram muitas. Tudo foi feito internamente, desde os estudos químicos aos grafismos das embalagens, também para não arriscarmos plágios. Processo de produção, embalagem, qualidade, feiras, feedback de consumidores, foram actividades muito exigentes. Os equipamentos necessários representaram um investimento não muito significativo, não atingiu a dezena de milhar de euros. A Terras de Sal aposta numa produção muito manual, tentando criar emprego e preservar os métodos tradicionais.

Comercializam mais do que uma variedade de sal líquido? Como se constitui a gama?

Não, estamos numa fase purista. Dispomos de embalagens de 125 e 200 mililitros, que comercializamos sobre duas marcas nossas, a Castro Marim e a RAW, e algumas marcas de nossos clientes.

Quais são os actuais canais de distribuição? Está nos vossos planos colocar o produto nas grandes superfícies comerciais?

Directamente não estamos a colocar nas grandes superfícies. Indirectamente sim. A Terras de Sal segue muito uma política de ‘customer brand’. Trabalhamos com os nossos clientes em parceria para lançarmos novos produtos e embalagens. No caso do deste produto o desenvolvimento é todo nosso. As empresas Cem Porcento e Campos & Santos já comercializam o nosso sal líquido desde início de 2014.

O produto destina-se apenas ao mercado nacional ou também para exportação? Em caso de já exportarem, em que países já vendem o produto?

Quando iniciamos o seu desenvolvimento a nossa ideia era exclusivamente o mercado internacional. Este é o nosso mercado por excelência. A Terras de Sal exporta 70% das vendas. No entanto, a recepção local ao produto foi tão boa que rapidamente decidimos também comercializar a nível nacional. Alemanha, Espanha, Holanda e Áustria. Temos outros países em carteira, prováveis a breve trecho, como Suíça, Bélgica, Reino Unido, Canadá, USA e Brasil.

Quais os principais desafios do produto para os próximos anos?

O principal desafio deste produto é a divulgação. Sendo um produto novo, mas que nos parece interessante, o difícil é fazer chegar o seu conceito ao consumidor. E num mercado global esta tarefa ainda se revela mais difícil. Particularmente, para uma empresa como a Terras de Sal, com capacidade de investimento limitada. As imitações de “água-com-sal” também nos preocupam. Estamos a preparar uma abordagem que permita a certificação do verdadeiro produto, o que levará necessariamente algum tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024

A ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Hipersuper

Na sequência do seu apoio às comunidades e aproximando-se do compromisso assumido pela MC em reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2028 (base 2020), antecipando em 2 anos a meta legal imposta pela União Europeia para 2030, o Continente voltou a doar, os excedentes alimentares e não alimentares das suas 393 lojas, ao longo de 2024

Através da Missão Continente, a ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Só os bens alimentares doados, como frescos, mercearia, artigos de padaria entre muitos outros, que apresentavam perfeitas condições de consumo e que simultaneamente cumpriam os devidos requisitos legais, totalizaram mais de 28 milhões de euros, o equivalente a 8.800 toneladas de alimentos e a mais de 8 milhões de refeições salvas.

“Os resultados alcançados comprovam a eficácia da nossa política de doação de excedentes, que evitou o desperdício de milhares de toneladas de alimentos, mas também contribuiu para a segurança alimentar de várias comunidades vulneráveis. Além de reduzir impactos ambientais, promovendo a economia circular, essa iniciativa da Missão Continente fortalece a solidariedade social e incentiva a um consumo mais sustentável.”, sublinha Nádia Reis, diretora de brand responsibility do Continente.

 

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Hipersuper

Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

Hipersuper
tagsAplog

As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Fotografia de arquivo

Retalho

Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março

É primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025, bem como a chegada a um novo concelho, Loures.

Hipersuper

A abertura da nova loja da Mercadona em Santa Iria de Azóia, Loures, tem data marcada para o dia 20 de março, pelas 9 horas, na Rua D. Afonso Albuquerque, 100.

Este novo supermercado, que vai gerar cerca de 90 novos postos de trabalho, terá uma área de vendas de cerca de 1.900 m2, com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, talho, frutas e legumes e pronto a comer.

A abertura deste novo supermercado, que será o primeiro da Mercadona a abrir em Loures, estando previsto ainda em 2025 um segundo no concelho, em Frielas, reflete a continuidade do plano de expansão da empresa a nível nacional.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo

A Montiqueijo pretende tornar o processo de produção de queijo mais prático e interativo, ao mesmo tempo que estimula a criatividade dos mais pequenos, através do passatempo “De Pequenino se Faz o Queijinho”.

Hipersuper

Os vencedores habilitam-se a ganhar, como prémio, o brinquedo “Mini Fábrica de Queijo” e uma experiência dupla para que possam tornar-se mestres queijeiros por um dia. Cada pessoa pode participar de forma ilimitada desde que, em cada participação, tenha adquirido um produto Montiqueijo, informa a empresa.

O passatempo decorrerá entre 24 de fevereiro e 4 de maio e serão sorteados 10 brinquedos por semana, contabilizando 100 prémios no total.

A participação nesta ação implica a compra de um produto fresco Montiqueijo – Queijo Fresco ou Requeijão – sendo que, posteriormente, apenas é necessário anexar a fatura de compra (de utilização única e que que deverá ser feita em território português), escrever uma frase criativa que inclua a palavra “Montiqueijo” e preencher o formulário de participação. Tudo isto deverá ser feito no website da marca.

A frase mais criativa – que será submetida às regras de participação do passatempo e selecionada consoante os critérios de atribuição previstos no regulamento – terá ainda a oportunidade de receber um prémio especial, “ser queijeiro por um dia!”. Esta experiência será para duas pessoas, que poderão visitar a fábrica da empresa e participar na linha de produção dos queijos, seguindo as regras de protocolo de segurança alimentar, e demais regras existentes e em vigor na fábrica, que serão indicadas previamente.

Os vencedores serão anunciados na página do passatempo semanalmente e contactados no prazo máximo de cinco dias úteis desde a data de publicação do resultado na área do passatempo.

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Não Alimentar

Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D

A Brother apresenta duas novas impressoras de etiquetas de secretária de 2 polegadas linerless: TD-2320DFC203 e TD-2350DFC203.

Hipersuper

Estes modelos juntam-se à gama lançada no final do ano passado, aumentado a oferta da Brother em soluções de impressão de etiquetas sem papel de suporte ou linerless: uma tecnologia em crescente procura pelo seu impacto positivo na eficiência operacional e na sustentabilidade. Com os novos dispositivos, a Brother completa a sua oferta linerlerss com um total de 12 modelos: 4 de secretária (TD) e 8 portáteis (RJ).

“Com estes novos modelos conseguimos consolidar a nossa aposta na etiquetagem linerless, uma tecnologia que melhora a eficiência operacional dos nossos clientes e reduz o impacto ambiental”, afirma José Ramón Sanz, Responsável de Marketing de produto da Brother Iberia.

“Sabemos que a sustentabilidade e a otimização dos custos são prioridades em setores como a logística, retalho e restauração e estas impressoras foram desenhadas, sem dúvida, para responder a essas necessidades. A flexibilidade que oferecem permite às empresas melhorar a sua produtividade e reduzir o desperdício de material, alinhando-se com uma estratégia mais sustentável”, reforça.

As duas novas impressoras de etiquetas de secretária de 2 polegadas são versões com capacidade linerless, dos modelos TD-2320D203 e TD-2350D203, lançados em dezembro. Mantêm o design compacto, a facilidade de utilização e a tecnologia térmica direta das suas antecessoras, mas com a vantagem de funcionarem exclusivamente com rolos de etiquetas sem papel de suporte.

 

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Retalho

IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda

Após a recente inauguração do Estúdio de Planificação e Encomenda em Beja, no início de fevereiro, o novo estúdio em Guimarães será o décimo sexto espaço da marca neste formato.

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tagsIkea

A IKEA continua a expandir a sua presença em Portugal e a cidade de Guimarães vai receber o novo Estúdio de Planificação e Encomenda, que será inaugurado no dia 23 de abril. Localizado no Espaço Guimarães, este novo espaço irá oferecer aos clientes a oportunidade de planificarem diferentes divisões da casa, com especial foco em cozinhas e roupeiros e encomendar todos os produtos da gama IKEA.

“Com este novo espaço, pretendemos oferecer aos Vimaranenses um acesso mais fácil e conveniente aos nossos produtos, permitindo-lhes planificar as suas casas de forma personalizada, funcional e sustentável. Estamos comprometidos em tornar o design acessível a todos, oferecendo sempre com soluções práticas e a preços acessíveis, e esta abertura é mais um passo nesta direção”, sublinha Elisabete Marinho, market manager na IKEA Portugal.

 

 

 

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Retalho

Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve

O Lidl, juntamente com a equipa Lidl-Trek, patrocinada pela insígnia, vai marcar presença na Volta ao Algarve reforçando o seu compromisso com a modalidade e a comunidade.

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tagsLidl

Para Nuno Rodrigues, diretor geral de marketing e estratégia promocional do Lidl Portugal, “o desporto é um pilar fundamental da nossa estratégia de responsabilidade social. Através destas parcerias, queremos não só apoiar atletas e competições de alto nível, mas também inspirar a comunidade a adotar estilos de vida mais saudáveis. Acreditamos que o desporto tem o poder de unir pessoas e transformar hábitos em estilos de vida mais sustentáveis e é nisso que continuaremos a investir.”

O Lidl Portugal vai promover, no dia 21 de fevereiro, uma Fan Zone, na loja de Vila Real de Santo António, onde os visitantes terão oportunidade de acompanhar, em direto, a parte final da etapa da Volta ao Algarve, através de um ecrã gigante, numa zona lounge especialmente preparada para o evento.

As atividades a terem lugar na loja Lidl de Vila Real de Santo António, incluem bicicletas de batidos onde os participantes poderão preparar os seus próprios batidos pedalando em bicicletas adaptadas; um Lidl Quizz com perguntas sobre ciclismo e nutrição, com oferta de prémios aos vencedores, entre outros. Para além da Fan Zone, o Lidl estará presente ao longo de toda a Volta ao Algarve com ativações itinerantes em algumas das localidades por onde passa a competição, permitindo um contacto mais próximo com os fãs da modalidade e, no final de todas as etapas, a distribuição de brindes.

A presença do Lidl na Volta ao Algarve reforça o seu compromisso com o desporto, incentivando a mobilidade e o bem-estar.

Para além desta ação, em Portugal, o Lidl apoia ativamente várias modalidades desportivas, entre as quais: triatlo (Lidl Setúbal Triathlon, Triatlo Longo de Caminha, Triatlo de São Martinho do Porto, entre outras), corridas e maratonas (Lidl São Silvestre de Lisboa, Lidl São Silvestre Cidade do Porto e Lidl Corrida de Santo António, etc). De igual modo, a insígnia apoia os Lidl Stars, um conjunto de jovens promessas do desporto nacional com potencial olímpico.

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Retalho

Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024

A VIA Outlets, detentora em Portugal dos centros Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlet, sublinha o aumento de 6,8% nas vendas das marcas em relação a 2023, chegando a um novo máximo recorde de 1,45 mil milhões de euros.

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A VIA Outlets, detentora em Portugal dos centros Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlet,  acaba de divulgar os seus resultados anuais e sublinha o aumento de 6,8% nas vendas das marcas em relação a 2023, chegando a um novo máximo recorde de 1,45 mil milhões de euros. Os grandes projetos de remodelação e remerchandising geraram um crescimento de 5% no número de visitantes nos 11 centros da VIA Outlets em nove países europeus em 2024, com um total de visitas a atingir mais de 32 milhões de pessoas.

“O crescimento relevante da VIA Outlets nas vendas das marcas ao longo do ano passado demonstra a maior maturidade dos nossos centros outlet europeus como destinos de compras, assim como o sucesso da nossa estratégia dos 3-R, Remodelling, Remarketing e Remerchandising.” começa por explicar Otto Ambagtsheer, CEO da VIA Outlets.

“Embora continuemos a investir, como parte da nossa estratégia de crescimento orgânico, em grandes projetos de expansão e remodelação, como os da Suíça e de Portugal, também procuramos ativamente complementar o crescimento inorgânico da VIA Outlets com possíveis aquisições seletivas em mercados onde acreditamos que a nossa experiência pode acrescentar valor aos ativos.”, acrescenta.

“O ano de 2024 foi verdadeiramente excecional para os centros VIA Outlets em Portugal. Conseguimos bater novos recordes de vendas das marcas e convidados, o que reflete não apenas a qualidade da nossa oferta, mas também o impacto positivo das transformações que temos vindo a implementar”, afirma Jorge Pinto Fernandes, Business Director da VIA Outlets em Portugal. “Com a remodelação do Freeport Lisboa Fashion Outlet e a expansão do Vila do Conde Porto Fashion Outlet, estamos confiantes de que continuaremos a crescer e a consolidar a nossa posição como destinos de referência para as marcas e para quem nos visita.” Refira-se que o Vila do Conde Porto Fashion Outlet está a preparar uma expansão para os 10.000 m2, com inauguração prevista para o 4º trimestre de 2025.

 

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Young parents and their small kids talking while having breakfast in dining room.

Alimentar

Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar

A iniciativa ‘Alimentologia’ visa “contribuir para a literacia alimentar, saúde e bem-estar dos portugueses”, desmistificando mitos associados a alimentos e respetivos hábitos alimentares.

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Sob o mote ‘Alimentologia: A ciência por detrás dos mitos’, os conteúdos desta iniciativa da Nestlé Portugal foram desenvolvidos por especialistas em nutrição, que explicam, de forma clara e acessível, os princípios científicos que sustentam ou refutam crenças alimentares comuns.

Segundo a Nestlé Portugal, os conteúdos abordam temas essenciais para uma alimentação equilibrada e sustentável, esclarecendo dúvidas, como o papel do açúcar num padrão alimentar saudável, o impacto do consumo de café na saúde, a inclusão dos hidratos de carbono e outros aspetos fundamentais da nutrição, como a leitura e compreensão dos rótulos dos alimentos, ajudando os portugueses a fazer escolhas informadas.

“Dados recentes do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral da Saúde revelam que os hábitos alimentares inadequados são o segundo fator de risco para a mortalidade precoce em Portugal. Dessa forma, a Nestlé pretende ser um agente promotor de impacto positivo e a nossa missão é tornar a informação baseada na ciência acessível aos consumidores, permitindo-lhes tomar decisões alimentares mais conscientes e saudáveis. Com o projeto Alimentologia, pretendemos aumentar o conhecimento sobre alimentação, contribuir para escolhas mais informadas, identificar mitos e clarificar conceitos, e, assim, promover a saúde das gerações atuais e futuras, e do nosso planeta.”, destaca Ana Leonor Perdigão, responsável de Nutrition, Health & Wellness da Nestlé Portugal

A iniciativa já se encontra disponível na plataforma digital Alimentologia, onde os consumidores podem aceder a conteúdos educativos e esclarecedores sobre nutrição.

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Bebidas

Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas

Casa Relvas – Vinha do Vale Chardonnay 2024, Casa Relvas – Vinha do Ribeiro Syrah Sem Cor 2024 e Casa Relvas – Vinha de São Miguel Trincadeira 2023, são as novidades do produtor.

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Os novos Casa Relvas Chardonnay, Syrah Sem Cor e Trincadeira reforçam a oferta de vinhos monocastas, “destacando a diversidade e qualidade das vinhas da região, assim como a busca e novos terroirs”, apresenta a Casa Relvas. A gama de monovarietais do produtor alentejano passa a contar com 11 referências. Das colheitas de 2023 no vinho tinto, e 2024 nos brancos, estes novos vinhos vieram juntar-se às referências de monocastas apresentadas em 2022. Para além da própria casta, os rótulos destes vinhos têm também a indicação da vinha de onde são provenientes as uvas, bem como a sua localização.

“Nos últimos anos temos vindo a adquirir e plantar novas vinhas em diferentes terroirs que se têm vindo a provar de exceção, e por isso decidimos ir aumentando a nossa gama de monocastas com uvas provenientes de outros lugares, que achamos que têm resultados em vinhos muito interessantes”, explica Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas. “A produção de monovarietais é sempre um grande desafio, porque cada casta tem as suas especificidades, o seu tempo de maturação e diferentes níveis de adaptação aos solos, o que também é um estímulo para a equipa da Casa Relvas”, acrescenta.

O Casa Relvas – Vinha do Vale Chardonnay 2024 é produzido com uvas da Vinha do Vale, na Aldeia da Serra, num vale do sopé Sul da Serra d’Ossa. A Vinha do Vale está plantada em solos argilo-xistosos pouco profundos, que obrigam as plantas a lançarem as raízes na profundidade do xisto, o que origina vinhos com muita mineralidade e grande frescura. O Vinha do Vale Chardonnay 2024, com produção de dez mil garrafas, estagiou quatro meses em barricas de carvalho francês. “É um vinho amarelo citrino, de aroma fresco e vibrante, a maçã verde, melão, pêssego e aromas cítricos, em equilíbrio com notas de baunilha, muito discretas. Apresenta bom volume de boca e acidez muito equilibrada, a terminar num fim de boca longo”, apresenta o produtor.

Com uvas da Vinha do Ribeiro, plantada em 2015 em Orada, na região de Borba, o Casa Relvas – Vinha do Ribeiro Syrah Sem Cor 2024 é um Blanc de Noirs, um vinho branco feito exclusivamente a partir de uvas tintas, neste caso da casta Syrah. “O principal objetivo de se produzir um Blanc de Noirs vai muito para além do aspeto comercial, pois é através desta técnica que se conseguem obter vinhos brancos com mais estrutura e complexidade”, explica o produtor. Depois de um estágio de quatro meses ‘sur lies’ (manter o vinho em contato com as borras finas, ou seja, as leveduras) o resultado é um vinho de cor amarela, com laivos dourados. Com aroma complexo de pêssego, damasco, maçã verde, pera e frutas cítricas, é possível também identificar algumas notas de flores brancas, como jasmim e flor de laranjeira. Foram produzidas 40 mil garrafas deste Vinha do Ribeiro Syrah Sem Cor 2024.

Por último, o Casa Relvas – Vinha de São Miguel Trincadeira 2023 é feito com uvas da Herdade de São Miguel, Redondo, onde começou a a história da Casa e Família Relvas. A Vinha de São Miguel foi plantada em 2003, junto à barragem da Herdade de São Miguel, numa encosta virada a norte. Com uma estágio de 12 meses em tonel, “este é um vinho de cor rubi com reflexos violeta, que apresenta um aroma intrigante e sofisticado com delicadas notas de flores brancas, que lhe conferem um toque de leveza e frescura. “Revela também nuances de floresta molhada e, por fim, os aromas evoluem para subtis notas de tabaco, adicionando profundidade e elegância. Na boca sentem-se taninos sedosos e ligeiros com excelente persistência e mineralidade”, apresenta a Casa Relvas, que produziu 12.500 garrafas deste monovarietal.

 

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