Vinho Madeira com melhor resultado dos últimos 10 anos
O concurso europeu de vinhos “La Selezione del Sindaco” realiza-se este ano, pela primeira vez, fora de Itália, em Portugal. A Associação dos Municípios Produtores de Vinho de Portugal (AMPV) apresentou o evento na Madeira, para incentivar os produtores madeirenses a participar

Ana Catarina Monteiro
Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience
Salutem e A Tarte lançam Tarte de Granola com base de tortitas
Verlingue reforça presença no retalho com parceria estratégica com a Unimark e a rede Aqui é Fresco
Essência de Ventozelo Branco 2019 chega ao mercado
Ifthenpay registou crescimento de 27% e um volume de negócios de 7,1 M€ em 2024
Água de Luso é a marca líder em “Água lisa” no RepScore e vence “Marca de Confiança 2025” nas Águas de Mesa
Quatro vinhos da Adega Cooperativa Regional de Monção entre os melhores do mundo
Campanha Um Sonho de Natal da Auchan e Make-A-Wish atinge marca histórica
Esporão reconhecido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo
Danone e Fundação Portuguesa de Cardiologia renovam compromisso pela saúde cardiovascular
O concurso europeu de vinhos “La Selezione del Sindaco” realiza-se este ano, pela primeira vez, fora de Itália, em Portugal. A Associação dos Municípios Produtores de Vinho de Portugal (AMPV) apresentou o evento na Madeira, para incentivar os produtores madeirenses a participar.
A Presidente do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), Paula Cabaço, revelou na apresentação, em Câmara de Lobos, na Ilha da Madeira, que em 2014, o vinho da região registou o “resultado mais alto dos últimos dez anos”, com um volume de vendas de 17,9 milhões de euros, segundo o Correio da Manhã.
O vinho Madeira tem “tanta representatividade internacional que não faz sentido nenhum ele não estar num concurso internacional”, disse Mário Louro, o Presidente do concurso, que acontece em Oeiras, no próximo mês de Maio, com 1 500 vinhos europeus a concorrer.
A AMPV, enquanto organizadora, pretende conferir o objectivo de “promover os municípios com vocação vitivinícola” ao certame. A associação portuguesa representa 72 municípios, entre os quais estão dois produtores madeirenses como “dos mais antigos associados”, São Vicente e Câmara de Lobos. O município que recebeu o concurso representa o maior produtor do arquipélago, que concentra no Turismo parte do desenvolvimento económico.
“Pretendemos também com o concurso relacionar os vinhos aos territórios, por isso associamos o concurso ao enoturismo. O turismo é um factor-chave para o desenvolvimento das nossas regiões”, explicou José Arruda, Presidente da associação.