Quais as melhores estratégias de marketing para vingar na China?
Internacionalização de empresas, adaptação cultural a diversos mercados no contexto do marketing internacional e estudar e/ou estagiar no estrangeiro, são alguns dos temas em destaque na International Week

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Internacionalização, adaptação cultural a diversos mercados no contexto do marketing internacional e estudar e/ou estagiar no estrangeiro, são alguns dos temas em destaque na International Week, iniciativa promovida pelo IPAM – The Marketing School Porto, que arranca hoje, 23 de Fevereiro, e termina na próxima quinta.
A adaptação cultural a diversos mercados no contexto do marketing internacional será um dos assuntos em debate, com recurso ao caso da China, enquanto mercado com um elevado potencial e economia muito relevante para a exportação e captação de investimento estrangeiro. Paulo Branco, trader na Manford International Limited, Carolina Guedes, da Associação Jovens Empresários Portugal-China, e um representante Invest Hong Kong são os oradores convidados deste painel.
O evento – que pretende promover a partilha de competências de interculturalidade e a internalização da cultura internacional no IPAM Porto e fortalecer a cooperação internacional da escola – integra no programa uma mesa redonda sobre negócios além-fronteiras e conta com a presença de dois especialistas europeus. Katarzyna Zdebiak-Mucha, docente na Polish Open University (Polónia), dedica a sua apresentação às abordagens de marketing tendo em conta as barreiras culturais existentes, apontando ainda o melhor modo para ultrapassá-las. Georg Jungwirth, professor na University of Applied Sciences, na Áustria, tem a seu cargo um debate sobre estratégias de marketing e os fatores de sucesso dos líderes de mercado mundiais de média dimensão.
Dicas para quem quer estudar e estagiar no estrangeiro
O programa da Semana Internacional inclui também atividades pensadas para os alunos que pretendam estudar e/ou estagiar no estrangeiro. Neste contexto, serão apresentados os programas de mobilidade para 2015/2016. Haverá igualmente espaço para partilha de experiências por parte de ex-alunos Erasmus e para a realização de um conjunto de workshops de business english ao longo dos quatro dias de evento.
O IPAM – The Marketing School é um dos maiores institutos privados de ensino superior especializado na formação de profissionais da área de Gestão de Marketing. Desde 1984 a apostar na formação académica de gestores de topo, o IPAM conta atualmente com três estabelecimentos de ensino, sedeados em Porto, Aveiro e Lisboa. O IPAM faz parte da rede Talent que concentra a maioria da oferta de cursos de Marketing e Design nas instituições privadas.