Exportações aceleram transporte rodoviário de mercadorias
O volume de negócios do transporte rodoviário de mercadorias no mercado ibérico em 2014 alcançou os 16 110 milhões de euros, mais 3,6% face ao ano anterior
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Rita Gonçalves
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O volume de negócios do transporte rodoviário de mercadorias no mercado ibérico em 2014 alcançou os 16 110 milhões de euros, mais 3,6% face ao ano anterior.
A cifra representa “uma inversão da tendência descendente e deve-se ao aumento moderado da produção industrial, consumo das famílias e ao crescimento das trocas comerciais com o exterior”, revela um estudo da Informa D&B .
O mercado português deverá ter crescido 2,5% e o mercado ibérico 4%, revela o estudo, acrescentando que em ambos os países, “a actividade viu-se impulsionada pelo dinamismo da procura associada a operações de comércio internacional”.
As previsões a curto prazo apontam para uma “aceleração do ritmo de crescimento da actividade sectorial” e para uma “melhoria da rendibilidade”. A este respeito, “a redução do preço dos combustíveis assinalada durante a primeira metade de 2014, e que previsivelmente se manterá no curto prazo, suavizará a pressão sobre as margens dos operadores”, sublinha a mesma fonte.
Em 2013, o mercado ibérico de transporte rodoviário de mercadorias tinha registado um recuo de 3,5%, inferior, ainda assim, à queda de 6,1% assinalada no ano anterior. Nesse exercício, o mercado espanhol contraiu 3,7%, enquanto em Portugal a descida foi de 2,3% e o valor do mercado ibérico situou-se nos 15 550 milhões de euros, dos quais 12 950 milhões correspondiam a Espanha e os 2600 milhões restantes a Portugal.
Em dezembro de 2013, operavam no sector 111 600 empresas, mais 0,4% do que no ano anterior. “Assiste-se a uma tendência gradual de concentração da oferta no setor, embora se mantenha uma forte atomização, predominando as empresas de pequena dimensão e com uma reduzida frota de veículos”.
Neste contexto, os cinco principais operadores eram responsáveis em 2013 por 9% do total das vendas no conjunto do mercado ibérico, percentagem que, ao considerar os dez principais, se situou ligeiramente acima dos 15%. A atomização é superior em Espanha, onde as dez principais empresas detinham em 2013 uma quota de mercado de 17,5%, face aos 25% registados em Portugal.
O parque de veículos de transporte público de mercadorias no mercado ibérico ascendia a cerca de 341 mil unidades em 2013, quase 65 mil menos do que em 2009.