Três passos para a personalização do público
O marketing personalizado vai dominar em 2015. Para crescerem, as empresas têm que adequar a oferta a cada pessoa, ligando os consumidores às ofertas e serviços. Muitos profissionais já compreendem isto mas “apenas 6% estão a definir estratégias com foco na personalização”.

Ana Catarina Monteiro
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Enquanto rede, a internet apresenta milhares de opções que podemos seguir, depois de uma pesquisa. Consoante aquilo que procurarmos, as palavras-chave encaminham a atenção do utilizador para temas relacionados, que vai descobrindo à medida que navega. A personalização começa aqui, como quando se selecciona um vídeo que o Youtube sugere ao lado do que já foi exibido. A partir daqui, desenrolam-se uma série de conexões de interesse, que fazem o indivíduo navegar para obter cada vez mais informação.
Quanto mais longe o consumidor for nesta cadeia de informação, mais personalizados estavam os conteúdos, uma vez que o mantiveram sempre interessado. Segundo a página web Marketingprofs, 45% dos consumidores online prefere páginas com recomendações que lhe são directamente dirigidas. Para determinar o conteúdo que atende especificamente às características de cada um, o marketing personalizado corresponde à análise profunda do comportamento do indivíduo, de modo a recomendar-lhe o produto ou serviço que mais lhe interessa comprar.
Mas como podem os produtos e serviços de uma empresa servir cada único cliente?
1º passo
Conhecer os clientes para criar experiência costumizada.
Entrevistas, estudos de casos, inquéritos ao consumidor e os testemunhos prestados através das ‘cookies’ presentes nos websites, são formas de produzir mais dados de valor sobre as pessoas que precisam dos serviços de uma determinada empresa. Os dispositivos móveis representam uma grande fonte de informação, sendo que, até 2017, são esperados mais de 268 biliões de downloads feitos através daqueles aparelhos. Desta feita, os downloads por telemóveis ou tablets, oferecem um rico amontoado de informação útil para o marketing personalizado.
Tirar o máximo partido possível de dados para potenciar a expêriencia de compra do consumidor no canal online, é a arma das empresas, depois de já terem definido o público a atingir.
2ª passo
Segmentar os contactos de email
Neste momento, anunciar por email já não tinha muita importância para as estratégias de marketing das empresas. É muito fácil a publicidade ser arquivada ou apagada, sem nem sequer a mensagem ser aberta e lida. No entanto, este canal de propaganda volta a estar novamente presente na lista de tarefas dos profissionais, mas com outro cuidado.
A mesma fonte revelou que os emails personalizados têm mais 25% de probabilidade em serem abertos, do que os que são enviados ao público em geral. Também o número dos que acedem ao conteúdo mostrado é 51% maior nos emails personalizados. É importante que as empresas abram novamente a caixa de entrada das suas plataformas para segmentar as suas listas de contactos. Os diferentes grupos podem ser categorizados por indústria, localização geográfica, registos de compras, entre outras. Depois da divisão, a empresa pode construir as mensagens para cada grupo, da melhor forma para vender o produto que mais se encaixa nas suas necessidades.
Quando a empresa conseguir demonstrar que o seu serviço resolve aquele específico problema, ou que os produtos vão de encontro às necessidades exclusivas do consumidor, este vai atribuir mais valor aos emails de uma determinada empresa, sempre que aparecem na sua caixa de entrada.
3º passo
Estar onde o público-alvo está mais concentrado
Com o marketing a tornar-se cada vez mais personalizado, uma empresa pode potenciar o seu lucro, com base na demografia dos seus consumidores. Por exemplo, um vendedor de águas pode conseguir bons resultados ao vender no meio da praça da cidade, durante um dia ameno, mas alcançaria melhores resultados se estivesse numa praia, lotada num dia quente de Agosto.
As empresas que usam o marketing personalizado segundo a concentração de consumidores, registam, em média, um crescimento de 19% no número de vendas. Conhecer os dados demográficos do público a atingir representa uma mais-valia para as empresas. As várias plataformas, incluindo as redes sociais, funcionam como ferramentas para os profissionais alcançarem o cliente perfeito. A plataforma MarketingProfs dá conta que o Facebook possui um fluxo de dados 500 vezes maior do que o New York Stock Exchange, a bolsa de valores em Wall Street. A plataforma social regista dados sobre as preferências, hábitos, interesses, entre outras informações, que podem ajudar a empresa a alavancar as
Em 2015, prevê-se que as empresas tirem mais partido dos dados que têm à disposição, com o apoio das mensagens costumizadas, emails e campanhas individualizados e publicidade segmentada. Por isso, o marketing personalizado é a chave para o sucesso este ano.