Expansão de nova insígnia da Sonae privilegia grandes centros urbanos
A expansão do novo formato da Sonae para animais de estimação “privilegiará os grandes centros urbanos, com elevado tráfego clientes e de forte conveniência”

Ana Catarina Monteiro
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
A primeira loja ZU abriu a 4 de Dezembro, na galeria do Continente de Matosinhos, no Porto.
O próximo local a receber o formato ainda não está estabelecido, mas a expansão “privilegiará os grandes centros urbanos, com elevado tráfego clientes e de forte conveniência”.
Porém, neste momento, ainda estão a ser avaliadas as oportunidades que possam existir, sendo “prematuro avançar com a informação de uma abertura para 2015”, explica ao HIPERSUPER, a fonte oficial da marca.
O projecto “nasceu com o objectivo de responder à crescente necessidade das famílias em encontrar produtos e serviços especializados para cães e gatos”. A ZU surge da identificação de uma oportunidade no mercado e pretende assumir-se como a “loja de referência” para as famílias com animais de companhia. “A estratégia passa por criar relações fortes com os clientes, através de um atendimento distintivo e da disponibilização de uma oferta imbatível em termos de qualidade e preço”, explica a mesma fonte. Com o novo conceito de ponto de venda, a retalhista que detém a cadeia de hipermercados Continente, passa a comercializar “uma alargada gama de produtos das melhores marcas”, no que concerne a alimentação, produtos de higiene, têxteis, brinquedos e acessórios para cães e gatos.
Mais oferta em 2015
Não se prevê, ainda, a expansão geográfica mas já se pensa no aumento da oferta. O grupo prevê o “alargamento da actividade a curto prazo”, e pretende passar a disponibilizar outros tipos de serviços para os animais. “Vamos alargar a oferta ainda no primeiro trimestre de 2015, com o lançamento de serviços veterinários, banhos, tosquias e treinos”. Segundo o Director da área da comunicação, “hoje, para quem tem cães e gatos, é difícil o acesso a produtos e serviços variados com qualidade e a preços atractivos” e por isso, procedeu-se ao investimento “integrado no Capex (orçamento para optimizar ou activar operações) normal da Sonae MC” na loja, cujos números do valor não foram revelados.
Em relação à fidelização, este caminho abre oportunidades quanto ao posicionamento junto dos consumidores. Ao investir em novos formatos de loja, a empresa prossegue com uma “política de proximidade com os clientes, antecipando as suas necessidades”. O responsável realça que este “é um caminho que vai continuar a ser construído”, pois faz parte da missão da empresa levar “os benefícios do progresso e da inovação” a um número crescente de consumidores. “Queremos estar próximos das pessoas e facilitar o acesso ao maior número de famílias”, afirma.
A insígnia promete revolucionar este segmento de mercado, proporcionando importantes mais-valias, que o grupo prevê que atinjam o reconhecimento das famílias, brevemente. Quanto ao crescimento do negócio, “neste momento ainda é prematuro fazer previsões”, uma vez que o objecto de estudo será a primeira loja em Matosinhos, cujos resultados “serão avaliados” e determinarão a rentabilidade do negócio.