Mercado do vestuário no retalho ibérico volta a crescer sete anos depois
As previsões para o final de 2014 apontam para um aumento de 2% do volume de negócios, do mercado retalhista de vestuário, em Espanha e Portugal, situando-se nos 20 400 milhões de euros

Ana Catarina Monteiro
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As previsões para o final de 2014 apontam para um aumento de 2% do volume de negócios, do mercado retalhista de vestuário, em Espanha e Portugal, situando-se nos 20 400 milhões de euros.
A subida acontece em virtude do melhor comportamento do consumo privado, depois de sete anos de perdas. Desde 2006, ano em que atingiu o valor mais elevado, o mercado ibérico perdeu cerca de 25% do seu valor.
Segundo o estudo Sectores “Distribuição de Vestuário (Mercado Ibérico)”, publicado pela Informa D&B, em 2015 o mercado poderá crescer na ordem dos 4% em valor, situando-se próximo dos 21 200 milhões de euros.
O volume de negócios em Espanha deve crescer cerca de 2,5% em 2014, enquanto o mercado português vai registar, ainda, uma descida ligeira de cerca de meio ponto percentual, esperando-se que inicie a sua recuperação no exercício de 2015.
As cadeias especializadas continuam a aumentar a sua quota de mercado, principalmente à custa do pequeno comércio independente, e representam actualmente 53% do total do mercado ibérico.
Em 2013, as vendas do comércio retalhista de vestuário em Espanha e Portugal tinham descido 3%, para 20 025 milhões de euros, dos quais um pouco mais de metade corresponde às cadeias especializadas.
O mercado em Espanha valia 16 600 milhões de euros em 2013, após ter registado uma quebra de 3,3%, mantendo a tendência descendente observada nos exercícios anteriores. O mercado português situou-se nos 3245 milhões de euros, 3,1% abaixo dos valores de 2012, ano em que a retração foi de 6%.
Tanto em Espanha como em Portugal, a contracção do volume de negócios foi especialmente relevante no segmento dos retalhistas independentes, com descidas na facturação de 10% e de 7% em 2013, respectivamente. Quanto ao volume de negócios, o segmento das grandes superfícies e supermercados registou uma descida próxima dos 3%, em ambos os países.
Em dezembro de 2013 operavam no conjunto do mercado ibérico 74 200 estabelecimentos de venda a retalho de vestuário. Este número representa uma descida de 20%, face ao valor mais elevado atingido em 2006. Em Espanha existiam cerca de 60 000 lojas em 2013, menos 0,3% do que em 2012, enquanto em Portugal o número de empresas presentes no sector era de 12 000.
Os cinco principais operadores do mercado ibérico detinham em 2013 uma quota total das vendas de 48% em valor. Em Espanha as cinco principais empresas representavam metade do mercado, face aos 32% registados em Portugal.