Bebidas espirituosas continuam a cair
O sector das bebidas espirituosas registou um decréscimo de 4,9% no número de vendas, em 2014. Desde 2007 que as vendas já diminuíram 40% em Espanha

Ana Catarina Monteiro
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O sector das bebidas espirituosas registou um decréscimo de 4,9% no número de vendas, em 2014. Desde 2007 que as vendas já diminuíram 40% em Espanha.
As vendas de bebidas espirituosas fecham o ano na casa dos 200 milhões de litros comercializados, no país vizinho. A redução nas vendas abrange todas as categorias, excepto o gin, que cresceu 7,1%.
Ainda assim, o que caiu mais foi o anís, cujas vendas diminuíram 8,6%, seguido de licores, com uma redução de 7,8% e o brandy, que caiu 7,1%. A venda de whisky diminuiu 6,2% e a de vodka 4,8%.
No entanto, o whisky continua a ser o produto mais consumido no sector, correspondendo a 26% das vendas, em território espanhol, seguido dos licores, com 18% do total de vendas.
Segundo a revista Inforetail, por canais é a hotelaria que acumula a maioria das vendas no sector de bebidas alcoólicas, com 70% das vendas. Ainda assim, as vendas em hotéis diminuíram 5,8%, durante o ano que agora acaba.
O consumo em casa também regista um retrocesso, com o canal de alimentação a perder 3,8% das vendas, este ano.
A Federação Espanhola de Bebidas Espirituosas (FEBE) considera que o recuo deve-se ao aumento dos impostos, dado em 2013 sobre este segmento. Só este ano, “o sector gastou 605 milhões de euros em impostos especiais”.