Consumo de turistas chineses é o que mais tem crescido em Portugal
O turista de compras chinês já está no top dos clientes que mais valor despende por compra

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A China é um dos principais mercados emissores de turismo no Mundo e, em Portugal, o turista de compras chinês já está no top dos que mais valor despende por compra.
Em 2013, essa despesa alcançou €1.223,00 e, no primeiro semestre de 2014, esse valor é de €1.099,00.
Aliás, o consumo dos turistas chineses é o que mais tem crescido em Portugal: 118% em 2012, 90% em 2013 e, no primeiro semestre de 2014, mais 29%. O turista chinês mostra preferência em compras nas categorias “moda & vestuário”, que representou 49% do total, “relojoaria & joalharia” (16%) e “acessórios de moda” (11%) – segundo valores de 2013, citados pela Global Blue.
O poder de compra, as diferenças culturais e a importância crescente do turista chinês em Portugal motivaram a Global Blue a criar, em parceria com a Edeluc (consultora de negócios entre Portugal e a China, que representa a COTRI), cursos de formação sobre como acolher este “sofisticado turista”.
Estes cursos de formação são exclusivos para a rede de comerciantes afiliados, e respectivos vendedores da Global Blue (gestor de operações Tax Free)
Esta é a primeira parceria do género realizada em Portugal e permite à Global Blue dar acesso em exclusivo à sua rede de comerciantes afiliados, e respectivos vendedores, formação, conhecimento e certificação sobre como acolher o turista chinês.