Pingo Doce aproxima-se de Jumbo e ultrapassa Continente com preços mais baixos
A Deco Proteste visitou 500 supermercados, em todos os distritos de Portugal, e verificou que o Jumbo continua a ter os preços mais baratos
Ana Catarina Monteiro
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Deco Proteste visitou 500 supermercados, em todos os distritos de Portugal, e verificou que o Jumbo tem os preços mais baratos.
“Na morada certa, pode poupar € 350 por ano” revela a organização sem fins lucrativos que, entre Julho e Setembro, analisou mais de 40 mil preços para dois cabazes, sendo que cada um correspondia a um tipo de consumidor. Ao todo, foram seleccionados 83 produtos de características definidas, para um consumidor que privilegia as marcas de fabricante mais vendidas ou para quem combina marcas de fabricante com outras igualmente económicas.
No primeiro cabaz, a cadeia Jumbo consegui a primeira posição, com a marca branca mais barata. A cadeia Pingo Doce ocupa o segundo lugar e o Lidl mantém o terceiro, que partilha com o Continente Modelo. Quando se opta por variar entre marcas brancas e outras, o Pingo Doce ficou isolado na segunda posição, ultrapassando o Continente Modelo, que caiu para o terceiro posto.
Para compras de mercearia e drogaria, as lojas Jumbo aumentaram a vantagem para 2% contra o rival directo, que continua a ser o Lidl e só depois surge o Continente, o Continente Modelo e o Pingo Doce.
Nos produtos frescos, quase todas as cadeias reduzem a distância do primeiro lugar. “Apenas as cadeias Continente e Continente Modelo estão muito mais longe do primeiro lugar”. Os frescos mais baratos pertencem ao Jumbo, a uma distância relevante do Pingo Doce. O Intermarché Super melhorou o índice de preços e partilha a terceira posição com o Continente Modelo. O Spar acusa os preços mais elevados, com frescos 16% mais caros do que na cadeia Jumbo.
Quanto à última análise de marcado, a Deco registou que o Pingo Doce, o Intermarché Super, o Coviran e o Spar melhoraram os índices de preços.
Setúbal, Faro e Santarém são os distritos onde a diferença de preços é maior, e Vila Real, Viana do Castelo e Portalegre são os distritos com a menor diferença de preços. Nas ilhas, o Continente Modelo mantém a liderança, mas com a distância reduzida face à concorrência, nos diferentes cabazes.
A Deco visitou 78 concelhos do País e quatro lojas online. Os dois cabazes ficaram mais baratos no Jumbo. Numa panorâmica geral, os preços do hipermercado do grupo Auchan são em média 11% mais baratos do que a cadeia que ocupa o último lugar, a Spar.