Zippy abre primeiras lojas no Chile
A área de retalho especializado da Sonae vai abrir as primeiras cinco lojas Zippy, em regime de franchising, no Chile

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
A área de retalho especializado da Sonae vai abrir as primeiras cinco lojas Zippy, em regime de franchising, no Chile.
Para expandir as suas actividades na América Latina, a Sonae SR celebrou um acordo com o Grupo Phoenix, um dos maiores grupos de retalho de moda naquela região e seu parceiro desde 2012, que prevê a abertura de cinco unidades até ao final do ano, tendo já aberto três lojas nesta geografia.
“A América Latina é uma região importante no âmbito da estratégia de internacionalização da Sonae, que procura explorar as vantagens competitivas das suas marcas a nível mundial. A abertura agora realizada permite alargar a presença a um novo mercado e representa mais um passo no reforço progressivo das receitas da Sonae e na sua afirmação como empresa multinacional, com exposição a mercados diversificados em diferentes estádios de crescimento económico”, sublinha Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR.
A economia chilena tem “níveis de crescimento interessantes, tendo nos últimos três anos registado um aumento médio do PIB superior a 5%/ano. Adicionalmente, conta com uma população jovem numerosa, nomeadamente na faixa etária servida pela Zippy: a população total atinge os 17,3 milhões, dos quais 20,7% têm entre 0 e 14 anos”.
No final do primeiro semestre de 2014, a Zippy contava com 118 lojas a nível mundial, das quais 37 em Portugal e 81 nos mercados internacionais.
Com a entrada no Chile, a rede de lojas Zippy está presente em 18 países através de unidades próprias e em regime de franchising, incluindo Portugal, Espanha, Turquia, Arábia Saudita, Arménia, Azerbaijão, Cazaquistão, Chile, Egito, Estados Unidos da América, Jordânia, Líbano, Malta, Marrocos, Qatar, República Dominicana, St. Maarten e Venezuela.
A presença internacional da Zippy contempla também atividades de exportação (wholesale) e presença em department stores de referência, através de formatos store-in-store. Durante o primeiro semestre de 2014, a Zippy assegurou presença em 15 países através dos modelos de wholesale e store-in-store.
A Zippy integra a Sonae SR, área de retalho especializado da Sonae, que em 2013 registou um volume de negócios de 1.210 milhões de euros. No primeiro semestre de 2014, o volume de negócios da Sonae SR cresceu 11,9% face ao período homólogo do ano anterior, para 579 milhões de euros.