Movimento a favor dos produtos portugueses
O movimento “Vá lá, Portugal merece!” lança a primeira iniciativa. A ideia é incentivar para o consumo dos produtos “made in Portugal”

Ana Catarina Monteiro
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
O movimento “Vá lá, Portugal merece!” lança a primeira iniciativa. A ideia é incentivar para o consumo dos produtos “made in Portugal”.
No sentido de estimular a economia portuguesa e criar emprego, a campanha lançada pela Altronix procura, numa primeira fase, mobilizar clientes, fornecedores e instituições e, posteriormente, abrir ao público em geral.
A primeira medida promocional foi o lançamento de um vídeo, disponibilizado recentemente nas redes Facebook e Youtube. Durante cerca de dois minutos, a peça conta com crianças e adolescentes a responderem a questões, relacionadas com como identificar um produto português, a qualidade dos mesmos e a importância que têm para a economia. Os protagonistas são familiares dos colaboradores da empresa, com idades compreendidas entre os dois e os dezoito anos.
De acordo com um estudo de mercado da GfK Metris, 40% das pessoas preferem comprar produtos portugueses frescos, e não importados. Os dados apurados entre 7 e 18 de Março, dão conta desta tendência, por motivos de maior qualidade (71%), frescura (30%), e por contribuir para o desenvolvimento da economia nacional (43%).
“Vários especialistas afirmam ainda que bastaria que cada português substituísse, em somente 100 euros mensais, as compras de produtos importados por produtos fabricados no país. Desta forma o problema de falta de crescimento económico de Portugal ficaria resolvido”. Isto representa para a indústria, um acréscimo superior a 12 mil milhões de euros por ano, “uma verba equivalente à da construção de um novo aeroporto de Lisboa e respectivas acessibilidades, a cada três meses”.
Membro fundador da iniciativa “Portugal Sou Eu”, a empresa nacional de sistemas electrónicos Altronix opera na distribuição, comercialização e suporte de soluções, nas áreas de identificação de pessoas, codificação de produtos e mobilidade empresarial. Com 10 anos de actividade, a empresa da Trofa conta actualmente com 26 colaboradores, e prevê uma facturação de 3,2 milhões de euros, em 2014.