Movimento a favor dos produtos portugueses
O movimento “Vá lá, Portugal merece!” lança a primeira iniciativa. A ideia é incentivar para o consumo dos produtos “made in Portugal”

Ana Catarina Monteiro
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
O movimento “Vá lá, Portugal merece!” lança a primeira iniciativa. A ideia é incentivar para o consumo dos produtos “made in Portugal”.
No sentido de estimular a economia portuguesa e criar emprego, a campanha lançada pela Altronix procura, numa primeira fase, mobilizar clientes, fornecedores e instituições e, posteriormente, abrir ao público em geral.
A primeira medida promocional foi o lançamento de um vídeo, disponibilizado recentemente nas redes Facebook e Youtube. Durante cerca de dois minutos, a peça conta com crianças e adolescentes a responderem a questões, relacionadas com como identificar um produto português, a qualidade dos mesmos e a importância que têm para a economia. Os protagonistas são familiares dos colaboradores da empresa, com idades compreendidas entre os dois e os dezoito anos.
De acordo com um estudo de mercado da GfK Metris, 40% das pessoas preferem comprar produtos portugueses frescos, e não importados. Os dados apurados entre 7 e 18 de Março, dão conta desta tendência, por motivos de maior qualidade (71%), frescura (30%), e por contribuir para o desenvolvimento da economia nacional (43%).
“Vários especialistas afirmam ainda que bastaria que cada português substituísse, em somente 100 euros mensais, as compras de produtos importados por produtos fabricados no país. Desta forma o problema de falta de crescimento económico de Portugal ficaria resolvido”. Isto representa para a indústria, um acréscimo superior a 12 mil milhões de euros por ano, “uma verba equivalente à da construção de um novo aeroporto de Lisboa e respectivas acessibilidades, a cada três meses”.
Membro fundador da iniciativa “Portugal Sou Eu”, a empresa nacional de sistemas electrónicos Altronix opera na distribuição, comercialização e suporte de soluções, nas áreas de identificação de pessoas, codificação de produtos e mobilidade empresarial. Com 10 anos de actividade, a empresa da Trofa conta actualmente com 26 colaboradores, e prevê uma facturação de 3,2 milhões de euros, em 2014.