Como a Heineken conseguiu duplicar a quota de mercado
“A Heineken duplicou a quota de mercado”, diz Nuno Pinto de Magalhães, director de comunicação e relações institucionais da Sociedade Central de Cervejas

Rita Gonçalves
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A quota de mercado da Heineken em valor situa-se nos 1,7 por cento (+0,9 pontos percentuais) e em volume está nos 1 por cento (+0,5 pontos percentuais).
“A Heineken duplicou”, sintetiza ao M&P Nuno Pinto de Magalhães, director de comunicação e relações institucionais da Sociedade Central de Cervejas, citando dados da Nielsen year to date (Julho). “Números internos, em volume de litros, dizem que a Heikenem cresceu 16 por cento”, reforça.
Este foi o ano em que a marca foi patrocinadora de vários eventos com grande visibilidade. Além do Alive, decorreu mais uma edição do Rock in Rio e a final da Champions League teve Portugal como palco. “Certamente que os eventos tiveram um peso significativo para este resultado. Até porque a Champions foi em Lisboa e o Rock in Rio não decorre todos os anos”, refere Nuno Pinto de Magalhães, apontando ainda para o posicionamento da marca como argumento para o reforço da quota de mercado.
“A criação de um segmento premium, para o qual achámos que havia espaço, está a verificar-se. Nós também segmentamos o mercado e hoje há estabelecimentos que só têm Heineken”.
Mas será este crescimento sustentável? “No ano passado, Heineken também cresceu dois dígitos, mesmo sem eventos. Estamos já a falar de um crescimento de dois dígitos em dois anos consecutivos”, prossegue. No entanto, um Verão com o tempo atípico veio estragar o conjunto das vendas no segmento cerveja. “Agosto foi muitíssimo mau. Tivemos um Verão terrível. Até Junho as coisas estavam bem. Em Setembro pensava-se que ia haver calor e está como esta. A venda de cerveja é muito dependente do Verão. Pelo menos, o turismo amenizou o impacto. Temos vindo a reparar que o canal horeca tem tido um comportamento idêntico ao do Verão ano passado ou até melhor. O canal offtrade é que está a perder”, descreveu o mesmo responsável à margem da apresentação da campanha Abre a Tua Garrafa e Descobre a Cidade.
Fonte: Meios&Publicidade