Portugal assume presidência do EUROAGRI
A PortugalFoods e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa assumiram a presidência do EUROAGRI, a rede estratégica do programa EUREKA
Rita Gonçalves
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Delnext oferece o envio de bens essenciais para corporações de bombeiros
Novo Impossible Coffee da Delta chega de São Tomé e Príncipe
Pingo Doce ao lado das corporações de Bombeiros de todo o país
Associações empresariais portuguesas pedem alargamento da implementação do Regulamento Anti Desflorestação
Gallo com nova edição colecionável que homenageia a Portugalidade
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
A PortugalFoods e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, assumiram, no início do mês, a presidência do EUROAGRI, a rede estratégica do programa EUREKA que se dedica ao sector agroalimentar.
As duas instituições ficam responsáveis pela criação de uma estratégia de dinamização de projectos de Investigação & Desenvolvimento, orientados para o mercado.
Constituído em 1991, o EUROAGRI é um meio operacional estratégico do programa EUREKA, focado na promoção da inovação no seio do sector agro-alimentar europeu.
“No âmbito do EUROAGRI, e considerando apenas exemplos que contaram com o contributo português, foram desenvolvidos diversos produtos que hoje são de utilização comum, como as saladas prontas a comer (E!1975 Greentec) e as maçãs fatiadas e prontas a comer, e efectuadas melhorias no processo alimentar, como a redução substancial de químicos no armazenamento de arroz (E!3747 IPM-Rice)”, explica um comunicado da associação responsável pela inovação e internacionalização do sector agro-alimentar nacional.
João Santos Silva, novo chairman do EUROAGRI, explica que os 43 países que compõem o EUREKA aprovaram, em Bergen, na Noruega, “as novas linhas programáticas do EUROAGRI até 2018 – E!9159 Euroagri Foodchain 2 –, alargando a sua influência além do alimentar e permitindo agora apoiar também os projectos de consórcios internacionais nas diferentes áreas relacionadas com a bioeconomia”.
A valorização das tecnologias europeias em mercados emergentes e a dinamização dos standards de segurança e qualidade alimentar europeus noutros mercados constituem outros dos objectivos a defender pelo EUROAGRI. A escolha de Portugal para a presidência teve em consideração o histórico de interacção científica com a América Latina e a proximidade com mercados em crescimento, como o dos países lusófonos.
“Com Portugal na presidência inicia-se uma oportunidade de sinergias com outras redes de inovação europeias, esperando o EUREKA reforçar a articulação com as Plataformas Tecnológicas Europeias (ETPs), o Instituto Europeu de Tecnologia (EIT) e a ERRIN – Rede de Regiões Europeias com Ciência e Inovação”.