Especial Água engarrafada. Marcas de fabricante ganham quota
As vendas de água engarrafada estão a crescer nos dois principais canais de distribuição: alimentar e horeca. Marcas de fabricante ganham quota de mercado
Rita Gonçalves
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As marcas de fabricante de água sem gás engarrafada aumentaram, no acumulado a Maio deste ano, a quota de mercado em 14%, face ao período homólogo, para uma participação de 57%, segundo os dados mais recentes da consultora Nielsen.
Ao contrário das marcas de distribuição, cuja quota manteve-se inalterada no último ano (43%). Luso, Fastio e Vitalis, lideram, respectivamente, o ranking das marcas de fabricante líderes no retalho.
No segmento de água com gás, também dominado pelas marcas de fabricante (91%), as marcas brancas revelaram-se mais dinâmicas. A quota das marcas da distribuição aumentou 9% no período analisado pela consultora. Pedras Salgadas, Frize e Vimeiro, constituem, respectivamente o TOP 3 das marcas mais fortes na distribuição.
As vendas de água engarrafada no retalho nacional estão a crescer. No segmento sem gás, cifraram-se em 115,4 milhões de euros, entre Maio de 2013 e o mesmo mês deste ano, mais 8% face ao período homólogo. Em volume, a categoria cresceu 2% para 703 milhões de litros. Um total de 86% dos lares nacionais compraram água engarrafada no último ano e gastaram €1,30 por cada visita à loja.
O segmento com gás, por sua vez, cresceu 3% para 36,7 milhões de euros. Metade dos lares nacionais comprou a categoria no último ano e despendeu €2,65 por cada visita à loja.
Segundo Luisa Motta, Gestora de Marketing de Águas da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), a categoria de água com gás também está a crescer no canal Horeca, recuperando a tendência negativa do ano anterior. “No acumulado a Maio, o mercado de água sem gás cresce, segundo a Nielsen, em volume, 4,3%. Com o canal Horeca a recuperar 7,1% e o da distribuição moderna 3,9%”.
À espera de um Verão quente
Os primeiros números de 2014 podem indiciar um bom ano, diz Bruno Albuquerque, director de desenvolvimento e gestão de marcas de águas e novas categorias da Unicer. “Nos próximos meses, esperamos que se consigam conciliar vários factores que certamente ajudarão a impulsionar o consumo. Falamos do bom tempo e das altas temperaturas – que nos obrigam a uma hidratação constante; da concentração do maior período de férias nesta altura, o que leva a mais convívio fora de casa; de um maior fluxo turístico do País e da realização da maioria dos grandes eventos, como os festivais de Verão”.
Por todos estes motivos, as marcas reforçam a comunicação nos meses mais quentes do ano. “A comunicação no ponto de venda é fundamental. A maior parte das decisões de compra acontecem no ponto de venda. Por um lado, existe uma infinidade de escolhas e, por outro, os consumidores estão cada vez mais informados, exigentes e com menor disponibilidade em relação ao tempo despendido na compra. Dando maior destaque às inovações, temos apostado em acções de visibilidade na loja, expositores com espaço extra, degustação com promotoras, visibilidade no espaço primário, packs promocionais, entre outros”, sublinha Luisa Motta.
O Verão, comenta Bruno Albuquerque, é, por sua vez, um período por excelência para “valorizarmos as credenciais das nossas marcas e mostrar que os produtos proporcionam a melhor experiência de consumo. É durante estes meses que cresce a procura por bebidas refrescante e que a Unicer faz a maior parte das vendas”.
Água de coco: nova tendência?
Há uma tendência em Portugal no sector das águas engarrafadas para formatos maiores, refere a Gestora de Marketing de Águas da SCC, por permitirem um preço mais baixo por litro. “Os formatos acima dos 5l atingem um peso de 50% na Distribuição Moderna”.
Por outro lado, o consumo de bebidas mais “naturais, frescas e leves” é uma tendência transversal a todas as categorias de bebidas, refere, por sua vez, Bruno Albuquerque.
A crise tem vindo a afectar o ritmo de lançamento de novos produtos e sabores? Não, considera Luisa Motta. “Não podemos dizer que estejamos a diminuir o ritmo de novos lançamentos, pelo contrário. No ano passado, lançámos o garrafão de 7l e a uma nova variedade de Luso Fruta (Laranja), assim como o formato de 2l. Já esta ano, lançámos Luso Fruta Água de Coco e mais recentemente a gama Luso Tea. A marca Luso, com 160 anos, está a viver um momento de grande actividade”. Com o lançamento da água de coco, a SCC acredita estar a criar uma tendência em Portugal. “É uma grande tendência em países como EUA, Inglaterra e Brasil. As pessoas podem ter agora ter esta variedade tropical ao alcance de um linear de supermercado. É uma tendência que tem tudo para funcionar no nosso País”.
Formatos de grande capacidade
As marcas estrela da Unicer – Pedras e Vitalis – estão cada vez mais próximas dos consumidores. “Estamos a posicionar Pedras como bebida refrescante, sempre associada ao consumo por prazer, independentemente da ocasião. O conceito de comunicação que lançamos recentemente – ‘A Tua Sede Pede Pedras’ – reforça isso mesmo, destacar o poder refrescante e o prazer de beber Pedras em todas as ocasiões, especialmente em momentos de sede e calor. Queremos tornar a marca mais próxima e mais relevante, captando novos consumidores através da associação a mais experiências de consumo”, revela o director de desenvolvimento e gestão de marcas de águas da Unicer. A estratégia de Vitalis, por sua vez, “tem-se mantido consistente com a ligação ao desporto, com particular destaque para as Maratonas, modalidade que tem conquistado cada vez mais adeptos e da qual a marca é água oficial”.
Quanto aos desafios deste sector, são também oportunidades de crescimento. “A instabilidade económica dos últimos anos afectou bastante o poder de compra dos portugueses e verificamos que o preço é um dos fatores que o consumidor considera quando chega ao linear e escolhe os produtos. Uma conjuntura que o leva a procurar também formatos com maior capacidade para consumo em ambiente familiar”, remata Bruno Albuquerque.