Metade dos produtos embalados comercializados em Espanha são marcas brancas
Quase metade dos produtos embalados (49,5%) que se compram em Espanha são da marca da distribuição

Rita Gonçalves
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Quase metade dos produtos embalados (49,5%) que se compram em Espanha são da marca da distribuição, tendência mais acentuada na área da alimentação, segundo dados citados pela InfoRetail, fornecidos no simpósio internacional “Advances in National Brands & Private Labels in retaling (NB & PL).
Segundo Juan Carlos Gázquez, professor da Universidade de Almeria e presidente do simpósio, citado pela revista espanhola, “as marcas brancas já tinha o seu espaço no mercado antes da chegada da crise, mas esta ajudou na sua consolidação”.
Uma das consequências desta consolidação é a dificuldade, cada vez maior, para as marcas de fabricante em consolidar os seus produtos nos mercados. Segundo a professora e investigadora Barbara Deleersnyder, a chave para a sobrevivência e expansão destas marcas é o investimento em inovação de forma a impedir a entrada de novos concorrentes.
No entanto, o crescimento das vendas de produtos de marca branca tem vindo a acelerar desde o início de 2013, o que pode ser explicado pelo aumento da confiança dos consumidores. As cadeias de distribuição devem apostar forte na diferenciação, em categorias como frescos e produção local, por exemplo, para poderem consolidar-se entre as preferências dos consumidores.