Produtos tecnológicos crescem a duplo dígito no trimestre
O mercado português de produtos tecnológicos registou um crescimento de 12% no primeiro trimestre de 2014

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O mercado português de produtos tecnológicos registou um crescimento de 12% no primeiro trimestre de 2014, quando comparado com o período homólogo, para 563 milhões euros, segundo o índice GfK TEMAX.
Os sectores de Telecom e Informática continuam a ser os motores do crescimento, seguidos dos electrodomésticos pequenos e grandes que registam também um trimestre positivo.
As áreas da Fotografia e Equipamento de Escritório continuam em queda.
Telecomunicações
No primeiro trimestre de 2014, assistimos ao sector das Telecomunicações a superar o da Informática em termos de facturação. Os smartphones continuam a ser o driver deste sector, que no seu todo apresenta uma tendência crescente relativamente ao período homólogo, representado perto de 40% em valor. De realçar o facto de que os phablets, smartphones com dimensão de ecrã entre 5,5 e 6,9 polegadas, estão a ter uma boa aceitação pelos consumidores, revela o estudo.
Pequenos Electrodomésticos
As escovas de dentes eléctricas e os processadores de alimentos, nomeadamente, os que apresentam função de cozedura, foram os principais responsáveis pelo crescimento de 5,8% do mercado no primeiro trimestre. Os modeladores de cabelo apresentaram também um crescimento de dois dígitos e todos eles resistiram à queda que o mercado registou no mês de Março. As máquinas de café continuam a apresentar quebras na facturação, tendo acumulado neste trimestre perdas de 19% face ao período homólogo.
Grandes Electrodomésticos
Impulsionado pelos resultados do primeiro bimestre, o mercado de grandes electrodomésticos apresentou um crescimento de 9,6 por cento. As máquinas de lavar roupa e as secadoras foram os produtos com as taxas de crescimento mais elevadas.
Tecnologias de Informação
O sector da Informática cresceu 6% em valor quando comparamos com o período homólogo de 2013. A contribuir com uma tendência de 16% em valor, os tablets continuam a ser o produto estrela deste mercado. Contudo, ainda são os portáteis o produto mais importante, pois a título de exemplo, neste trimestre, representaram cerca de 46% cento em valor. O estudo destaca ainda, no mercado de informática em Portugal, as boas performances dos desktops e dos teclados. Ambos a apresentaram tendências muito positivas, quer em unidades, quer em valor.
Electrónica Consumo
Apesar de o segmento de televisão estar positiva neste início de ano, o 1.º trimestre do ano passado foi muito negativo. São alguns segmentos novos os que se destacam como Action Cams e Loudspeakers a darem alguma dinâmica a um sector que está muito negativo noutras famílias de produto. O resultado final é uma tendência para a estagnação ou um ligeiro crescimento.