Marcas de fabricante animam consumo em Janeiro
Os Bens de Grande Consumo cresceram 7,8% entre 30 de Dezembro e 26 de Janeiro de 2014, segundo o o Scantrends BGC Portugal da Nielsen
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Rita Gonçalves
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Os Bens de Grande Consumo (BGC) cresceram 7,8% entre 30 de Dezembro e 26 de Janeiro de 2014, segundo o Scantrends BGC Portugal da Nielsen.
“Este período inclui dois dias de Dezembro de 2013, o que influencia o crescimento de algumas categorias, principalmente bebidas”, explica a consultora.
O crescimento deve-se ao dinamismo das marcas de fabricantes (11,3%) já que as marcas da distribuição têm um crescimento moderado (1,7%).
A análise por categoria revela que a Alimentação cresceu 5,4%. “As marcas da distribuição voltam a crescer (3,2%) mas os fabricantes revelam-se mais dinâmicos (7,1%) na Alimentação”.
Nas Bebidas, a categoria mais dinâmica (+13,7%) devido à passagem do ano, o crescimento é impulsionado pelas marcas de fabricante (+18,8%) enquanto as Marcas da Distribuição continuam a perder (-4,4%).
Nas categorias de higiene, as marcas de fabricante são muito dinâmicas. “A Higiene do Lar têm um crescimento significativo (12,2%) e continua a ser a categoria onde as marcas de fabricante estão mais dinâmicas (+19,8%). As marcas da distribuição e primeiros preços continuam a perder vendas (-3,8%)”.
A Higiene Pessoal regista o maior crescimento dos últimos meses (+10,4%). “As marcas de fabricante são responsáveis pelo crescimento (+14,2%) enquanto as marcas da distribuição e primeiros preços continuam a perder vendas mas de forma mais moderada (-0,7%)”.