Nova tecnologia substitui QR codes
Chama-se Clickable Paper e permite apontar um smartphone para qualquer imagem impressa num documento e aceder a conteúdos online relacionados

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A Ricoh apresentou o Clickable Paper, uma nova tecnologia que permite aos consumidores apontar um iPhone ou smartphone Android para qualquer imagem impressa num documento e aceder a conteúdos online relacionados – a chamada “realidade aumentada”.
“Isto sem utilizar os actuais e inestéticos QR codes, semelhantes aos códigos de barras”, explica um comunicado da especialista em Soluções de Escritório, Impressão de Produção.
O Clickable Paper é aplicável a qualquer tipo de suporte de impressão, incluindo jornais, revistas, direct mail, livros, catálogos e posters. Todos os tipos de informação digital ou serviços podem ser ligados, incluindo conteúdos multimédia, websites, serviços de e-commerce e redes sociais.
Esta tecnologia permite disponibilizar conteúdos multimédia aos clientes e é imediatamente graças a um logotipo de fácil identificação.
“O Clickable Paper é uma tecnologia muito interessante para serviços transversais de marketing e publicidade. Ao integrar o processo de criação de conteúdos com a nossa tecnologia, os clientes terão acesso a uma forma simples e elegante de aumentar o valor acrescentado dos suportes impressos. O fim dos QR codes é agora uma realidade, sendo substituído por uma tecnologia com mais vantagens”, afirma Jorge Silva, Director de Marketing da Ricoh Portugal
A tecnologia Clickable Paper inclui uma aplicação móvel e um processo de criação de conteúdos que estabelece a ligação entre o conteúdo online e qualquer segmento ou ‘hostpot’ do suporte de impressão. O smartphone é apontado para o hotspot no suporte de impressão, a imagem capturada é identificada e reconhecida. Depois de reconhecido o hotspot, o utilizador pode aceder a uma série de conteúdos online relacionados, onde pode ser redirecionado para um link da Amazon, um vídeo do Youtube ou para um website. Poderá até partilhar essa informação no Twitter ou Facebook”