Nova tecnologia substitui QR codes
Chama-se Clickable Paper e permite apontar um smartphone para qualquer imagem impressa num documento e aceder a conteúdos online relacionados

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Ricoh apresentou o Clickable Paper, uma nova tecnologia que permite aos consumidores apontar um iPhone ou smartphone Android para qualquer imagem impressa num documento e aceder a conteúdos online relacionados – a chamada “realidade aumentada”.
“Isto sem utilizar os actuais e inestéticos QR codes, semelhantes aos códigos de barras”, explica um comunicado da especialista em Soluções de Escritório, Impressão de Produção.
O Clickable Paper é aplicável a qualquer tipo de suporte de impressão, incluindo jornais, revistas, direct mail, livros, catálogos e posters. Todos os tipos de informação digital ou serviços podem ser ligados, incluindo conteúdos multimédia, websites, serviços de e-commerce e redes sociais.
Esta tecnologia permite disponibilizar conteúdos multimédia aos clientes e é imediatamente graças a um logotipo de fácil identificação.
“O Clickable Paper é uma tecnologia muito interessante para serviços transversais de marketing e publicidade. Ao integrar o processo de criação de conteúdos com a nossa tecnologia, os clientes terão acesso a uma forma simples e elegante de aumentar o valor acrescentado dos suportes impressos. O fim dos QR codes é agora uma realidade, sendo substituído por uma tecnologia com mais vantagens”, afirma Jorge Silva, Director de Marketing da Ricoh Portugal
A tecnologia Clickable Paper inclui uma aplicação móvel e um processo de criação de conteúdos que estabelece a ligação entre o conteúdo online e qualquer segmento ou ‘hostpot’ do suporte de impressão. O smartphone é apontado para o hotspot no suporte de impressão, a imagem capturada é identificada e reconhecida. Depois de reconhecido o hotspot, o utilizador pode aceder a uma série de conteúdos online relacionados, onde pode ser redirecionado para um link da Amazon, um vídeo do Youtube ou para um website. Poderá até partilhar essa informação no Twitter ou Facebook”