Nova tecnologia substitui QR codes
Chama-se Clickable Paper e permite apontar um smartphone para qualquer imagem impressa num documento e aceder a conteúdos online relacionados
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Ricoh apresentou o Clickable Paper, uma nova tecnologia que permite aos consumidores apontar um iPhone ou smartphone Android para qualquer imagem impressa num documento e aceder a conteúdos online relacionados – a chamada “realidade aumentada”.
“Isto sem utilizar os actuais e inestéticos QR codes, semelhantes aos códigos de barras”, explica um comunicado da especialista em Soluções de Escritório, Impressão de Produção.
O Clickable Paper é aplicável a qualquer tipo de suporte de impressão, incluindo jornais, revistas, direct mail, livros, catálogos e posters. Todos os tipos de informação digital ou serviços podem ser ligados, incluindo conteúdos multimédia, websites, serviços de e-commerce e redes sociais.
Esta tecnologia permite disponibilizar conteúdos multimédia aos clientes e é imediatamente graças a um logotipo de fácil identificação.
“O Clickable Paper é uma tecnologia muito interessante para serviços transversais de marketing e publicidade. Ao integrar o processo de criação de conteúdos com a nossa tecnologia, os clientes terão acesso a uma forma simples e elegante de aumentar o valor acrescentado dos suportes impressos. O fim dos QR codes é agora uma realidade, sendo substituído por uma tecnologia com mais vantagens”, afirma Jorge Silva, Director de Marketing da Ricoh Portugal
A tecnologia Clickable Paper inclui uma aplicação móvel e um processo de criação de conteúdos que estabelece a ligação entre o conteúdo online e qualquer segmento ou ‘hostpot’ do suporte de impressão. O smartphone é apontado para o hotspot no suporte de impressão, a imagem capturada é identificada e reconhecida. Depois de reconhecido o hotspot, o utilizador pode aceder a uma série de conteúdos online relacionados, onde pode ser redirecionado para um link da Amazon, um vídeo do Youtube ou para um website. Poderá até partilhar essa informação no Twitter ou Facebook”