SCC diminui exportações de cerveja em 2013
A quebra deve-se sobretudo à performance no mercado angolano – onde as vendas diminuíram acima dos 20%

Rita Gonçalves
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
As exportações das marcas de cerveja da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) derraparam 17% em 2013, face ao ano anterior.
A quebra deve-se sobretudo à performance no mercado angolano – onde as vendas diminuíram acima dos 20% – mas também às greves que afectaram o funcionamento dos portos nacionais, nomeadamente no de Lisboa, além da problemática dos certificados de qualidade ocorrida no porto de Luanda e o anúncio do aumento das taxas aduaneiras em Angola, explica a cervejeira em comunicado.
As exportações, que representaram em 2012 cerca de 25% do nosso volume global de vendas de cerveja, passaram em 2013 a representar cerca de 20%.
Quanto ao mercado nacional cervejeiro, segundo a Nielsen, decresceu, no ano passado, cerca de 1% em volume, com maior destaque para o canal Horeca, que caiu 7%. “A manutenção do valor do IVA da restauração em 23%, aliada à conjuntura económica desfavorável, continua a pôr em causa a sobrevivência deste canal. Estima-se que mais de 10.000 pontos de venda fecharam, só nos últimos 18 meses”.
As inovações lançadas no mercado nos últimos três anos corresponderam, em 2013, a 15% do valor global das vendas. A empresa destaca o “sucesso do lançamento, em meados de Abril da Sagres Radler, que atingiu no final do ano um volume superior a 6,5 milhões de litros”.