Marcas da Distribuição acentuam quebra de vendas no Natal
O crescimento dos bens de grande consumo no Natal deve-se à perfomance das marcas de fabricante já que as marcas brancas acentuaram a perda de vendas
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Rita Gonçalves
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Os Bens de Grande Consumo (BGC) cresceram 1,4% entre 2 e 29 de Dezembro de 2013 face ao período homologo, revela a análise mensal da consultora Nielsen.
Como já vem sendo regular nos últimos meses, devido à forte aposta promocional das marcas, o crescimento deve-se “mais uma vez às marcas de fabricante (+4,4%) já que as MDD (Marcas da Distribuição) acentuam a perda de vendas neste período (-4,4%)”.
A análise por categorias revela que a alimentação registou um crescimento de 0,6% face ao mesmo período do ano passado. “Apenas os fabricantes cresceram (3,4%) embora menos, enquanto as MDD+PP (Primeiros Preços) perderam vendas (-3,4%)”, sublinha a consultora.
As bebidas, por outro lado, revelaram-se a categoria mais dinâmica (+3,8%). “O crescimento das bebidas é impulsionado pelas marcas de fabricante (+5,9%) enquanto as Marcas da Distribuição acentuam perdas (-7,2%)”.
No que diz respeito às categorias de higiene, estas, continuam a crescer via marcas de fabricante, revela o Scantrends da Nielsen. “A higiene do lar cresceu menos (+2,2%) mas continua a ser a categoria onde as marcas de fabricante estão mais dinâmicos (+9,7%). As MDD+PP registam perdas acentuadas (-11,1%)”.
A categoria de higiene pessoal também cresceu menos (+1,7%) face ao período homólogo. “As marcas de fabricantes são responsáveis pelo crescimento (+3,5%) enquanto as MDD+PP continuam a quebrar vendas (-4,6%)”.
Consulte AQUI em pormenor a análise da Nielsen