Nova solução de certificação para facturas
O Generix Group lançou uma solução de certificação que responde às novas regras para o software de facturação empresarial

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
O Generix Group lançou uma solução de certificação que responde às novas regras, introduzidas pela portaria 340/2013, para o software de facturação utilizado pelas empresas.
A ferramenta incorpora um conjunto de mecanismos de controlo que permite, de forma “simples e rápida, assegurar a certificação de documentos gerados por sistemas de facturação não certificados. Com esta solução, a empresa não necessita de efectuar desenvolvimentos específicos no seu programa de facturação, garantindo o cumprimento de todos os requisitos previstos na portaria”, explica um comunicado da empresa de origem francesa.
“O software permite às empresas uniformizar e certificar as suas facturas de imediato, cumprindo a portaria antes que esta entre em vigor, e sem que tenham de despender recursos e tempo no desenvolvimento interno do seu software de facturação”, sublinha Mário Maia, Director de Vendas.
A ferramenta funciona através de um middleware – TradeXpress ou EDI On Demand – que extrai os dados das facturas do ERP da empresa e os reproduz no repositório legal – arquivo de facturas certificadas. A factura é depois enviada para os clientes da empresa por carta tradicional, utilizando um serviço de finishing, ou via electrónica EDI ou PDF.
A nova Portaria 340/2013, de 22 de Novembro, que entra em vigor a 1 de Abril de 2014, alarga a obrigatoriedade da utilização de software certificado de facturação. Os sistemas de facturação desenvolvidos internamente pelas empresas deverão ser certificados pela Autoridade Tributária e Aduaneira.