Baga quer agitar mercado da rotulagem em Portugal
A nova agência portuguesa “alia marketing e design de modo a oferecer aos produtos a melhor estratégia visual para os seus rótulos”

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
“Somos os estrategas da rotulagem”, sublinham Nuno Mendes (ex-Mosko) e Sandra Gaspar (ex-White Wasabi) para dar a conhecer a Baga, uma nova agência portuguesa que “alia marketing e design de modo a poder oferecer aos produtos a melhor estratégia visual para os seus rótulos”.
O casal de empreendedores pretende “trazer algo que faz falta ao mercado nacional: a conjugação entre a estratégia, o conceito e o design de rotulagem”, explica um comunicado da Baga. “Não nos limitamos a criar um rótulo para um produto mas a criar uma verdadeira identidade do produto no ponto de venda”.
Nuno Mendes, responsável pela área de design e conceito da agência, explica que a principal diferenciação da Baga, em relação ao trabalho produzido pelas outras agências, prende-se com o facto de “encararem a rotulagem do produto como um aspecto fundamental na comunicação com o consumidor. Algo que ainda não é totalmente perceptível em Portugal mas que se tem vindo a desenvolver no mercado internacional”.
A duração de uma campanha de publicidade é limitada mas a presença de um produto na casa de um consumidor pode ser contínua durante anos, as marcas têm de aprender a aproveitar esse aspecto dedicando mais atenção à rotulagem, refere, por sua vez, Sandra Gaspar que ficou responsável pelo desenvolvimento das estratégias de marketing adequadas à rotulagem.
Com cerca de 15 anos de experiência em agências ligadas à promoção no ponto de venda e packaging, estes dois profissionais querem ajudar as marcas a conquistar o consumidor a partir do linear.