A pessoa certa para o lugar certo, por José Pinote (a7TT)
Sabemos que as organizações que mais valor dão aos seus colaboradores são aquelas que procuram as melhores pessoas, as pessoas certas para os lugares certos

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Sabemos que as organizações que mais valor dão aos seus colaboradores são aquelas que procuram as melhores pessoas, as pessoas certas para os lugares certos.
A identificação prévia das necessidades e perfil dos clientes, satisfazendo e respondendo a tempo às necessidades (de clientes e colaboradores), propondo soluções práticas e inovadoras, tem por objectivo conseguir a diferenciação num mercado altamente saturado que precisa de uma lufada de ar fresco.
Ainda em Outubro, o Eurostat comunicou que a taxa de desemprego descera pelo quarto mês consecutivo em Portugal. Boas noticias! A procura no mercado de trabalho por “aquele” colaborador que falta, pode ficar facilitado se, em vez de pesquisas online e publicação de anúncios na Internet, as empresas optarem pela contratação de empresas de outsourcing e trabalho temporário. Porquê? Porque conseguem reunir, graças a equipas com elevado know-how no mercado, um conjunto de profissionais de onde se destacará ou destacarão os próximos colaboradores da empresa recrutadora cliente.
Para as pequenas e médias empresas, a maioria do nosso tecido empresarial, contarem com a ajuda de uma empresa de TT (Trabalho Temporário) é uma das principais formas para encontrarem a melhor pessoa para o cargo que estão a oferecer, graças a uma selecção estudada e contínua, composta por várias etapas com o objectivo de localizar a “pessoa certa para o lugar certo”, isto é, seleccionar de entre todas as candidaturas para uma oferta de trabalho, a pessoa mais apta a realizá-lo.
A prestação deste serviço permite uma maior disponibilidade dos serviços da empresa cliente para trabalhar noutras áreas de maior importância (o seu core business), deixando assim as empresas de trabalho temporário aplicarem a maior exatidão na selecção do colaborador. Além disso, ao confiarem em empresas especializadas e creditadas no mercado, fazendo outsourcing da função, deixam o trabalho de recrutamento e selecção nas mãos de especialistas em recursos humanos.
As empresas de TT oferecem inúmeras vantagens às organizações que pretendem recrutar, não só em termos de poupança de tempo e de expertise no momento da escolha, como também – e muito importante nos dias que correm – a reduzir os seu custos no que diz respeito ao processo de selecção e recrutamento: custos fixos; relativos ao processamento salarial; das tarefas e das obrigações legais; e ainda oferecem maior flexibilidade contratual e de horários, assim como uma melhor resposta a “picos de trabalho”, a projectos temporários, a pontuais reforços da equipa (baixas médicas, férias). São ainda parceiras na gestão de medicina no trabalho, higiene e segurança no trabalho e acidentes de trabalho, entre outras sinergias que promovem a redução de custos e aumentam a competitividade das empresas clientes.
*A a7TT é uma empresa de trabalho temporário com várias certificações (Higiene, Saúde, Segurança e Qualidade) e valências em áreas como Gestão, Cedência de Recursos em Outsourcing e em Regime de Trabalho Temporário, e Field Marketing. Saiba mais em a7tt.pt